Para desempenhar a função de síndico, é fundamental ter muito preparo e responsabilidade. Sobretudo quando surgem problemas que coloquem os moradores e seu patrimônio em risco, como no caso das infiltrações. Muitas vezes, a obra causa grandes impactos na rotina do condomínio, mas existe um método não destrutivo que é a solução definitiva e mais econômica da atualidade.
A infiltração precisa ser resolvida na sua origem. “Não se deve adotar sistemas paliativos tais como vedação da saída da água e colocação de calhas. Antigamente, só havia uma forma de corrigir problemas de infiltração em concreto, que era a substituição da manta. Hoje, temos também alternativas não destrutivas, através de injeção de químicos impermeabilizantes”, conta Juliana Biazin, engenheira civil, especializada em reformas em condomínios.
José Renato Mendonça, síndico do condomínio Mansão Giacomo Puccini, localizado no bairro da Graça, em Salvador, optou pelo método não destrutivo e economizou tempo e dinheiro para resolver problemas de infiltrações do playground para a G1 do edifício que administra. “Ao decidir pelo método com injeção, que não tem quebra-quebra, eu economizei 25% com relação a solução apresentada por outra empresa, que faria a retirada e troca de todo o piso do playground”, contou o síndico José.
O síndico relatou que teve a solução definitiva das infiltrações gastando muito menos, num curto espaço de tempo, sem o inconveniente do “quebra-quebra” e sem sujeira. “Com o uso da solução de injeção eu economizei dinheiro, tempo, resolvi o problema sem quebrar todo o playground, e reduzi muito os transtornos para os condôminos. Foi sem dúvidas, a melhor decisão”, disse José Renato.
Injeção Química Capilar Forçada – ICQF
O método contratado pelo síndico José foi a Injeção Química Capilar Forçada – ICQF, uma técnica eficaz e moderna de tratamento de infiltração em estruturas de concreto, no qual é injetado um gel vínilico especialmente desenvolvido para este fim, que não envolve quebra de superfície.
De acordo com a Engª Carla Ferrari, Gestora Comercial e P&D, na empresa Vedasempre, a aplicação é feita de baixo para cima nos pontos de infiltração preservando os revestimentos existentes, sem necessidade de demolição. Hoje em dia muitos tipos de produtos são injetados na estrutura de concreto, no entanto, é preciso avaliar as características e especificações do produto a ser injetado. Deve-se observar a capacidade deste produto de preencher todas as microfissuras, trincas e resolver o problema na origem. Não adianta apenas tamponar a saída da água, o que é extremamente perigoso”, explica.
Adalberto Prates
diretor da Vetare
O método não destrutivo é feito com o uso de uma injeção sob alta-pressão, no sentido inverso ao percorrido pela água, o que garante a eliminação permanente do problema. “O O INJECT MAX EL, no seu estado natural, possui a mesma viscosidade da água. Após 1 minuto e 45 segundos, mediante uso de catalisador próprio, o O INJECT MAX ELse transforma em um gel de base vinílica, com elasticidade de até 300%. Devido à baixíssima viscosidade, o O INJECT MAX EL resolve definitivamente o problema de infiltração, porque preenche todos os espaços e elimina o problema na origem, impedindo que a água volte a penetrar na estrutura”, diz Adalberto Prates, diretor da Vetare, empresa que faz parte do Grupo Vedasempre que, desde 1999, através das suas unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, já atendeu mais de 4.000 condomínios e construtoras em todo o Brasil.
De acordo com Adalberto, a aderência é definitiva. “O produto aplicado suporta toda a movimentação que venha ocorrer na estrutura, sem dela se desprender. A solução tem que ser na origem da percolação d’água. Soluções paliativas vão agravar os problemas”, finaliza.
Maria Izabel Araújo, síndica do Edifício Le Lieu, conta que precisou corrigir uma infiltração na laje da garagem, e não tem queixas sobre a qualidade, duração e garantia do serviço com a Injeção Química Capilar Forçada – ICQF: “A infiltração foi eliminada, não teve quebra nem sujeira, foi muito bom. O serviço foi executado e nunca mais apresentou infiltração. Recomendo muito utilizar esse método com uma empresa de confiança, como a Vetare”.
A Vetare oferece até 15 anos de garantia. Este é um ponto muito importante, principalmente num segmento onde muitas empresas inidôneas costumam “desaparecer” depois de prestar o serviço.
Ela destaca ainda, que “o serviço foi realizado de modo rápido, com elevado grau de limpeza, profissional e com resultado eficaz no controle e contenção de infiltrações na estrutura do prédio, estando o condomínio, até então, plenamente satisfeito com o contrato firmado. Para escolha da melhor solução, deve-se observar os seguintes aspectos: valor do orçamento, tempo de execução (interdições, transtornos, etc.), garantia oferecida e reputação da empresa. Peça referências, peça informações a outros síndicos que já contrataram o serviço”, conclui.
Categorias
Publicidade
© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.