Ao receber a fatura da conta de água e identificar que o valor aumentou significativamente é importante analisar a descrição dos serviços cobrados e, principalmente, o consumo no período. A causa pode estar na cobrança de multas e juros por pagamentos anteriores ou em mudança de hábito de consumo da água, como, por exemplo, realização de reformas, vazamentos nas instalações internas do imóvel e utilização indevida de água por terceiros.
Um vilão comum do estouro de consumo é o vazamento não aparente: aquela perda de água sem deixar rastros e que pode estar escondida embaixo do piso, em descarga danificada, chuveiro pingando, tubulação rompida por raiz de planta e até rachadura em reservatório.
Vale ressaltar que a Embasa é responsável pelo fornecimento até o hidrômetro e os técnicos não entram nos imóveis para verificações internas. Contratar um especialista de confiança pode ser fundamental para identificar rápido o problema, mas é possível realizar antes alguns testes caseiros como:
• Fechar todas as torneiras e não utilizar vaso sanitário. A pessoa deve anotar a numeração do hidrômetro e aguardar ao menos uma hora. Caso a leitura tenha mudado, é sinal de vazamento interno.
• Colocar um pequeno pedaço de papel higiênico na lateral do vaso sanitário. Se o papel umedecer, é sinal de vazamento interno.
• Prender a boia do reservatório interno, fechar a entrada de água para o equipamento e marcar o nível que a água está. Se após algumas horas o nível estiver baixado, é sinal de vazamento interno.
Os hidrômetros são aparelhos de alta precisão, certificados pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade para contabilizar o consumo de água dos imóveis. Diferente do que muitos pensam, ao longo dos anos esses equipamentos podem medir menos do que o consumo real. Por isso, periodicamente a Embasa precisa substituir esses aparelhos.
Caso o usuário tenha feito todas as inspeções internas e não identificar a razão pelo aumento da conta, ele deve procurar a Embasa através dos canais de atendimento. Se for possível, deve também apresentar no momento do atendimento uma foto do hidrômetro ou anotar os números pretos e a data desta coleta. Isso facilitará a projeção do consumo e agilizará análise do caso.
Categorias
Publicidade
© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.