Todos os Artigos

Ícone Mala

Arquitetura

Ícone Mala

Auditoria e compliance

Ícone Mala

Capacitação

Ícone Mala

Cidade

Ícone Mala

Condomínio

Ícone Mala

Contabilidade

Ícone Mala

Economia

Ícone Mala

Elevadores

Ícone Mala

Finanças

Ícone Mala

Gestão

Ícone Mala

Imobiliária

Ícone Mala

Legislação

Ícone Mala

Manutenção

Ícone Mala

Medição Individualizada

Ícone Mala

Meio Ambiente

Ícone Mala

Piscina

Ícone Mala

Polícia

Ícone Mala

Prevenção

Ícone Mala

Segurança

Ícone Mala

Seguro

Ícone Mala

Sustentabilidade

Ícone Mala

Tecnologia

Ícone Mala

Vida Saudável

Combate à dengue

Crédito: Freepick
Publicado: 22.03.2024
Compartilhe

Inspeção e limpeza da caixa d´água é fundamental para evitar a dengue

Equipamento básico utilizado para armazenar água tratada, a caixa d´água pode sair do papel de mocinho para o de vilão se não receber os cuidados necessários. Com o aumento dos índices de dengue, as boas condições deste reservatório, principalmente com uma tampa que deixe fechado o equipamento, é fundamental para evitar a proliferação do mosquito. Para afastar qualquer risco de criadouro da Aedes aegypti, a recomendação é manter a caixa d´água limpa e bem cuidada.


Thaís Vieira, superintendente de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Embasa na RMS, explica que a caixa d´água deve ser limpa a cada seis meses. “A atividade é simples e deve ser feita com escovas de aço, palha de aço, vassoura ou material similar, utilizando-se apenas água sanitária na proporção recomendada, e nunca utilizar detergente, removedores, sabão ou outros produtos químicos. É preciso lembrar que água limpa e parada é o ambiente ideal para a proliferação do mosquito”, afirma.

 

“MUITAS VEZES, AS PESSOAS SE ESQUECEM DA CAIXA D´ÁGUA.

COM O AUMENTO DOS CASOS DE DENGUE,

É FUNDAMENTAL FAZER ESSA INSPEÇÃO” 

Thaís Vieira
Superintendente de Serviços de Abastecimento de Água 
e Esgotamento Sanitário da Embasa na RMS


“Muitas vezes, as pessoas se esquecem da caixa d´água. Com o aumento dos casos de dengue, é fundamental fazer essa inspeção para saber se o equipamento, na superfície ou elevado, está devidamente fechado, evitando a entrada de insetos, sujeira e pequenos animais. Todos juntos podemos ajudar a prevenir a transmissão de doenças, como a dengue, e ter a segurança do consumo adequado da água tratada”, afirma Vieira.


Em caso de reservatórios domiciliares que ficam nas partes elevadas ou em local de difícil acesso do imóvel, os moradores precisam redobrar os cuidados com a segurança, diante do risco de queda. Assim, como em caixas de grande porte, como de condomínio, recomenda-se a contratação de profissionais ou empresas especializadas para executar o serviço. As orientações devem ser direcionadas também para quem usa quaisquer outros recipientes para guardar água, que devem ser mantidos fechados e limpos rotineiramente.


Intensificar as ações no condomínio é fundamental, realizando vistoria e limpeza de áreas, incluindo os prédios, mobilização de funcionários e conscientização dos moradores.

 

Fonte: Site de Noticias 1

Curtiu? Compartilhe!
Compartilhe:

Publicidade

Mande-nos um Zap!

71 9 9169-1584

Curtiu nosso site ?

fb.com/cadeosindico

Siga a gente no Insta!

#cadeosindico

© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.