Todos os Artigos

Ícone Mala

Arquitetura

Ícone Mala

Auditoria e compliance

Ícone Mala

Capacitação

Ícone Mala

Cidade

Ícone Mala

Condomínio

Ícone Mala

Contabilidade

Ícone Mala

Economia

Ícone Mala

Elevadores

Ícone Mala

Finanças

Ícone Mala

Gestão

Ícone Mala

Imobiliária

Ícone Mala

Legislação

Ícone Mala

Manutenção

Ícone Mala

Medição Individualizada

Ícone Mala

Meio Ambiente

Ícone Mala

Piscina

Ícone Mala

Polícia

Ícone Mala

Prevenção

Ícone Mala

Segurança

Ícone Mala

Seguro

Ícone Mala

Sustentabilidade

Ícone Mala

Tecnologia

Ícone Mala

Vida Saudável

Instalações Seguras

Crédito: Freepick
Publicado: 12.09.2023
Compartilhe

Para evitar acidentes elétricos é importante seguir as normas de segurança

Ao planejar a decoração do condomínio, é comum optarmos por móveis com interruptores e tomadas embutidos, buscando praticidade e uma aparência limpa. No entanto, é fundamental garantir uma instalação correta para evitar riscos elétricos e assegurar a segurança dos moradores.


A instalação elétrica de interruptores e tomadas embutidos em móveis não deve ser feita de maneira improvisada, com gambiarras, deixando condutores expostos e sem o uso de terminais adequados. Essas práticas podem resultar em curtos-circuitos, choques elétricos e danos materiais. 

 

“PARA GARANTIR UMA INSTALAÇÃO SEGURA,

É NECESSÁRIO SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES

DA NORMA ABNT NBR 5410” 

André de Lima
Dir. Exec. da fábrica de materiais elétricos da Tramontina


“Para garantir uma instalação segura, é necessário seguir as recomendações da norma ABNT NBR 5410, que estabelece as diretrizes para instalações elétricas de baixa tensão, incluindo os critérios para uso desses dispositivos em móveis, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais e escritórios”, explica o Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina, André de Lima.

 

Quatro ações são fundamentais para uma instalação segura de interruptores e tomadas embutidos em móveis:

 

• Usar dispositivos que protegem: o circuito de tomada ou interruptor embutido em móveis deve contar com um dispositivo de proteção diferencial residual (DR), especialmente quando a conexão dos módulos é acessível. Além disso, é recomendado o uso de uma caixa de proteção para resguardar as conexões elétricas.  

 

• Fazer uma isolação adequada: a isolação desempenha um papel fundamental nesse tipo de instalação, protegendo o usuário contra choques elétricos. Para garantir uma boa isolação, é recomendado o uso de materiais de qualidade, como fita isolante e terminais de conexão. Esses materiais evitam o contato acidental com partes energizadas.

 

• Ter atenção às áreas úmidas: caso ocorra um acidente, como molhar acidentalmente a tomada, é fundamental agir rapidamente para evitar riscos maiores. Nesses casos, a recomendação é desligar o disjuntor do circuito em que a tomada está conectada para interromper o fornecimento de energia e prevenir choques elétricos. 

 

• Contratar um eletricista: um profissional qualificado com conhecimento técnico das normas de segurança saberá orientar o consumidor sobre as necessidades existentes em sua casa, para que o ambiente seja livre de riscos elétricos.
 

Fonte: Site de Noticias 1

Curtiu? Compartilhe!
Compartilhe:

Publicidade

Mande-nos um Zap!

71 9 9169-1584

Curtiu nosso site ?

fb.com/cadeosindico

Siga a gente no Insta!

#cadeosindico

© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.