Colunistas - Artigos Recentes

Por: Rodrigo Karpat
Credito: freepik
Publicado: 19.12.2024
Compartilhe

Imóvel na planta: atenção na hora da compra 

 

O surgimento de novos empreendimentos faz com que apareçam muitas novas oportunidades para quem está procurando adquirir um imóvel novo. Porém, é preciso estar atento para que o “sonho não se torne um pesadelo”, principalmente por três motivos: entrega com atraso, entrega do imóvel diferente do que foi vendido no projeto e cobrança de taxas e valores acima dos permitidos por lei. Com isso, é importante prestar atenção nos passos abaixo.

 

Pesquisar sobre a incorporadora: existem algumas que têm muitos problemas na justiça por conta de um trabalho que não respeita o que foi acordado em contrato.
Pesquisar sobre o histórico da construtora: algumas têm diversas reclamações em relação ao trabalho prestado.

 

Materiais de divulgação: levá-los para confirmar o que está na “propaganda” e o que de fato está vendendo.

 

Ficar atento aos detalhes da maquete e localização: saber de que lado estará a unidade, já que muitas vezes pode estar virada para uma avenida barulhenta.

 

Acesso aos documentos do empreendimento: nunca feche negócio sem antes ter acesso a toda documentação.


Registro das ações: para comprovar o pertencimento e evitar que vendam uma mesma unidade para duas pessoas diferentes.

 

Ler todo o contrato: para não cair em “pegadinha” e ter um bom escritório de advocacia para te auxiliar nas dúvidas e proteger os seus interesses.

 

Condições do seguro: alguns contratos têm apenas a incorporadora como beneficiária, o que faz com que a indenização por possível atraso ou inadimplência acabe sendo custeada apenas pelo comprador. Por isso, fique atento para que conste também o seu nome como beneficiário.

 

Custos extras: o comprador também terá que custear a Escritura Pública, o registro da Escritura Púbica no Cartório de Registro de Imóveis e imposto (ITBI). É preciso estar atento também para que não sejam cobradas taxas abusivas, pois o valor relativo à corretagem pode ser cobrado, mas apenas se o valor for apresentado previamente e de forma clara, sendo ilegal a cobrança de taxa de assistência jurídica.

 

É muita coisa que precisa ser analisada antes de comprar um imóvel, principalmente quando é na planta, e, por isso, é necessário que se busque saber tudo sobre o empreendimento a fim de que o sonho se torne realidade.

 

Fonte: Site de Noticias 1

Curtiu? Compartilhe!
Compartilhe:
Publicidade

Artigos mais Recentes

Multas: aplicação, valores e defesa

Imóvel na planta: atenção na hora da compra

Briga e violência entre crianças e adolescentes

Newsletter

Cadastre seu email e receba novidades

Publicidade

Mande-nos um Zap!

71 9 9169-1584

Curtiu nosso site ?

fb.com/cadeosindico

Siga a gente no Insta!

#cadeosindico

© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.