O mercado de moradias estudantis está impulsionado pela mudança no comportamento dos estudantes e pela demanda crescente por acomodações mais acessíveis, funcionais e adaptadas ao estilo de vida moderno. Em 2023, o segmento, em números globais, foi estimado em US$ 11,34 bilhões, com expectativa de expandir cerca de 5% ao ano até 2027, segundo o Global Student Housing Report.
No Brasil, cidades universitárias já estão experimentando um aumento na oferta de residências estudantis. A novidade já se mostra como uma das grandes tendências para 2025, à frente do aluguel de apartamentos comuns.
Juliana Onias
Gerente regional de operações da Share Student Living
“As residências estudantis refletem uma mudança de comportamento e expectativas dessa nova geração. A busca por comodidade, conectividade e uma experiência completa da vida universitária faz com que empreendimentos com serviços integrados sejam uma opção cada vez mais atraente e vantajosa em comparação com o aluguel tradicional de apartamentos”, conta Juliana Onias, gerente regional de operações da Share Student Living.
Para Uma Coimbra, de 22 anos, estudante de nutrição do Centro Universitário São Camilo do Ipiranga, o convívio diário com outros estudantes propicia oportunidades de estudos e de trabalho. “É muito especial morar aqui, pois você se sente numa extensão da universidade. O ambiente é multicultural, tem gente de outros cursos, faculdades, estados e até do exterior”, conta.
Confira os 6 principais diferenciais dos residenciais estudantis, de acordo com a especialista:
1. Serviços integrados: as acomodações oferecem uma variedade de serviços, como limpeza, manutenção, lavanderia, internet de alta velocidade e até áreas de lazer, como academias e espaços de convivência.
2. Localização estratégica: próximas a instituições de ensino, centros urbanos e áreas com fácil acesso ao transporte público.
3. Custo-benefício: costumam ser mais econômicas, já que incluem serviços e contas no valor do aluguel.
4. Segurança: oferecem sistemas de segurança mais robustos, com portaria 24 horas, controle de acesso e câmeras de vigilância.
5. Ambiente social e de apoio: comunidade de apoio, com colegas que compartilham experiências semelhantes.
6. Facilidade de mudança e menos burocracia: oferecem um processo de entrada mais simples e menos exigências.
Categorias
Publicidade
© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.