Tragédia no RS e o seguro do condomínio
Desde abril que o Rio Grande do Sul sofre com as enchentes e chuvas torrenciais ininterruptas. A Confederação Nacional das Seguradoras apresentou a parcial de R$ 239 milhões somente nas indenizações dos riscos residenciais. Evidentemente que essa real situação nos traz a uma reflexão sobre a real importância do seguro nas nossas vidas, e nos condomínios, a proteção deve ser total, garantindo os danos por diversas causas.
No Rio Grande do Sul, os síndicos que ficaram atentos e contrataram o seguro com a cobertura ampla, terão as indenizações garantidas incluindo: alagamento, inundação, danos elétricos, etc.
O seguro para condomínios pode ser efetivado de duas formas: Cobertura Simples, em que são escolhidos as garantias em função da exposição do risco a determinado eventos e Cobertura Ampla que garante os riscos da cobertura simples e cobre quaisquer danos de causa interna ou externa de forma abrangente, como vendaval, queda de granizo, inundação, alagamento, quebra de vidros, desmoronamento, tumultos, danos elétricos, roubo de bens, equipamentos estacionários, despesas fixas, etc. Todas as garantias ofertadas pelas seguradoras em relação aos eventos passíveis de prejuízos ao condomínio é segurado. Ambas modalidades estão disponíveis pelas seguradoras para o mercado condominial numa única apólice. Seu custo recebe uma classificação técnica e definição de taxa anual para cada tipo de risco, seja pequeno, médio ou grande porte.
Devem ser ofertadas ambas modalidades de contratação do seguro do condomínio, independente do prêmio a pagar, uma vez que sempre será mais vantajoso para o condomínio a cobertura ampla. Então, os condomínios no RS que contrataram suas apólices na forma simples em razão do preço poderão amargar muitas perdas sem cobertura do seguro.
A cobertura ampla não garante danos a terceiros na sua cobertura básica. Neste caso, as garantias de Responsabilidade Civil do Condomínio pela existência, uso e conservação dos bens segurados, do síndico, veículos de terceiros e portões devem ser inseridos separadamente na mesma apólice de forma única.
O mercado de seguros oferece um leque de produtos voltados para condomínios, busque a orientação do seu corretor de seguro credenciado pela SUSEP e preferencialmente não tome iniciativas isoladas para reparar os danos sofridos e à revelia da seguradora ou seu corretor , para não perder direito a sua indenização tão importante nesse momento.
Publicidade
© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.