As preocupações com o meio ambiente passaram a ser prioridade em todas as esferas e segmentos. As pessoas têm investido mais tempo na busca por práticas que tornem a rotina mais sustentável, reduzindo os impactos negativos das ações humanas, inclusive dentro dos condomínios onde residem.
Juliana de Freitas, engenheira ambiental, explica que entre os muitos benefícios por tornar os condomínios mais sustentáveis é que as ações tanto individualmente quanto para a comunidade melhoram a qualidade de vida, proporciona maior eficiência dos processos e economia na gestão da propriedade. “Tudo isso faz com que os imóveis e apartamentos sejam valorizados”, conta.
Pensando nisso, confira as três dicas para quem quer criar um espaço condominial mais ecológico e focado na preservação ambiental.
Transforme as áreas verdes em hortas comunitárias
Em Salvador, o condomínio Belavista Patamares transformou uma área verde inutilizada em uma horta comunitária com temperos e legumes. “A ação gerou um resultado positivo no prédio. Os moradores doam sementes, e passaram a consumir diversos itens da horta, criamos regras para ensinar os condôminos sobre a forma correta de cuidar da horta e manuseá-la”, disse Edilson, administrador do prédio.
Invista em energia solar
Segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), entre janeiro e agosto de 2021 foram instalados 180 mil sistemas para geração distribuída de energia solar, valor 41% maior que no mesmo período de 2020. “Investir em energia solar é uma forma de contribuir para o bem-estar do meio ambiente, mas também preservar a saúde financeira do estabelecimento. Soluções desse tipo conseguem diminuir em até 23% os gastos com a conta de luz, além dos benefícios para a natureza, como menor emissão de CO²”, conta Pedro Henrique de Araújo, Diretor Executivo da Group Energia.
Faça gestão dos resíduos
Existem muitos condomínios que não fazem a separação correta dos resíduos recicláveis e orgânicos. Focar nisso cria uma conscientização maior entre os moradores, que também passam a se atentar com a compra de produtos que produzam muito lixo difícil de reciclar.
Categorias
Publicidade
© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.