A pandemia causou diversas transformações, uma delas foi a relação entre moradores e condomínios. Nesse novo cenário, as áreas comuns dos condomínios passaram a ter ainda mais importância, servindo como local para se relacionar mais com os vizinhos, relaxar, se exercitar e fugir um pouco do ambiente doméstico. Para tornar esses lugares mais seguros, confortáveis e eficientes para os moradores, as startups que atuam na gestão de propriedades e condomínios, têm desenvolvido soluções inovadoras destinadas a esses espaços.
De acordo com um levantamento realizado pela Liga Ventures, pioneira na criação de mapas de startups, existem atualmente 77 startups de condomínios ativas em 29 cidades do Brasil. Entre os principais nichos de atuação estão Gestão de Condomínios, Mini Mercado e Sustentabilidade. Conheça algumas abaixo.
Portaria inteligente
Portarias automatizadas com acesso sem toque, por meio de tecnologias como leitor biométrico facial e câmeras termográficas, capazes de bloquear a entrada se a temperatura da pessoa estiver acima do permitido. “Além de trazer mais proteção para os moradores contra ações criminosas no geral, no contexto da pandemia essa solução se torna ainda mais importante por permitir um controle maior da aferição de temperatura e da quantidade de pessoas que estão acessando os espaços”, comenta Thiago Vallilo, CEO e Cofundador da Group Digital, empresa especializada em tecnologia de controle de acesso.
Thiago Vallilo
CEO e Cofundador da Group Digital
Tecnologia de reconhecimento facial
Está sendo utilizada por condomínios em portais e aplicativos internos, entrada nos apartamentos, para o cadastro de funcionários, reservas de ambientes de uso comum, e recebimento de encomendas. Além disso, já existem empresas que realizam locações de forma 100% online, em que o reconhecimento da face é utilizado no processo. No caso da solução oferecida pela FullFace, startup brasileira especializada na identificação de pessoas por meio de uma tecnologia proprietária de biometria facial, são identificados mais de mil pontos de um rosto, o que garante que não ocorram problemas com a autenticação dos usuários. A solução deixa todos os processos mais práticos, em que só é necessário o uso da face.
Instalação de mercados
Os modelos de mercados autônomos em condomínios ganharam espaço por ser a forma mais segura e cômoda dos moradores realizarem suas compras, evitando as aglomerações. O mercado inteligente funciona 24h, 7 dias por semana, com autoatendimento onde o morador escolhe os produtos e paga no aplicativo com cartão ou pix - tudo sem atendentes no local. “Dessa forma, evita a perda de tempo em trânsito e filas por conta de pequenas compras e traz a segurança e a comodidade de se comprar sem sair do condomínio”, conta Leonardo Deana - CEO da InHouse Market, empresa líder no Nordeste com mais de 100 unidades próprias na região de Fortaleza e presença em 7 estados (SP, CE, BA, SE, PI, AM, RN) através de seu modelo de licenciamento.
Categorias
Publicidade
© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.