fechar× Entre em contato 71 3242-1084 / 3491-0710

Telemetria aumenta a confiança dos dados nas contas de água e gás

SOLUÇÕES INOVADORAS JÁ PODEM SER IMPLANTADAS

A taxa condominial de empreendimentos sem medição individual é sempre motivo de debate. O fato de alguns condôminos consumirem mais e outros menos, causa o sentimento de cobrança injusta por quem controla seu consumo diariamente. Por isso, instalar um sistema de individualização, pode ser a melhor opção para evitar esses impasses.

O sistema de individualização de água e gás pode variar  de acordo com a tipologia construtiva. “Os edifícios construídos a partir de 2010 já  trazem em sua estrutura os medidores de água e gás em que é possível instalar o sistema de telemetria, que consiste na transmissão dos dados de consumo para uma plataforma gerenciadora, que transmite os dados para as administradoras de condomínio ou concessionárias de água e gás, responsáveis pela  emissão das faturas”, explicou Danilo Sande, engenheiro operacional da WGE Bahia, empresa que desenvolve e comercializa sistemas de medição remota e sistemas de individualização.

“Com a utilização de sensores de alta precisão, é possível realizar leituras em tempo real sem risco de falhas. Além disso, não é preciso incluir uma nova função aos funcionários do condomínio, pois com o uso das funções remotas, é possível efetuar a leitura do medidor em qualquer local com acesso à internet”, conta Danilo.

“É POSSÍVEL EFETUAR A LEITURA DO MEDIDOR
EM QUALQUER LOCAL COM ACESSO À INTERNET”

Danilo Sande
Engenheiro operacional da WGE Bahia


Esse sistema utiliza memória interna de dados que ficam armazenados na nuvem. “Os dados de consumo são transmitidos via rede de dados e absorvidas por uma plataforma de gerenciamento, que possibilita tanto a administradora como o morador acompanhar o consumo de água e gás diário, semanal e mensal em tempo real”, reforça Danilo.

O sistema de individualização em um condomínio traz muitas vantagens. “O condômino passa a ter um maior controle dos gastos, reduz os desperdícios, identifica vazamentos, além de diminuir a inadimplência, pois a taxa condominial diminui”, conta o subsíndico Raphael Ferreira.

Os serviços de implantação da medição individualizada e de autogestão são fornecidos por diversas empresas. O síndico deve procurar uma empresa local que entre os itens básicos ofereça também a assistência técnica para que tudo funcione perfeitamente e o condomínio não fique sem proteção.

Conheça as vantagens da individualização:
1.
Justiça social: paga pelo que realmente consome.
2. Racionalidade e sustentabilidade: minimiza o consumo perdulário.
3. Controle de perdas/vazamentos.
4. Maior agilidade no processamento de faturamento.
5. Eliminação dos erros de leitura e digitação.
6. Maior transparência: permite o acesso a conta individual e consumo geral do condomínio.
7. Mais privacidade e segurança: dispensa entrada de terceiros, pois os controles de dados e medição são feitos remotamente.



 
Carla Brayner, 14.AGOSTO.2019 | Postado em Tecnologia
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...