15/09/2014

Como evitar acidentes com dispositivos de sucção

Por Antônio Coradinho


Recentemente, um grande hotel de Salvador pediu-me para avaliar se os ralos de fundo da piscina estavam em conformidade com a norma nacional americana para evitar ficar preso na sucção em piscinas, tubulações e ralos de fundo (american national standard for suction entrapment avoidance in swimming pools, wadings pools, spas, hot tubs and catch basins), um catatau de 26 paginas só para assegurar que as sucções das piscinas, que incluem ralos de fundo, aspirações e ralos de superfície estão em conformidade, e não oferecem perigo de prender os usuários, principalmente o ralo de fundo, com consequências muitas vezes fatais. 



Como se trata de segurança, adotar o padrão de segurança americano é uma atitude altamente louvável. A norma brasileira 10339 que trata da conformidade das piscinas é pouco abrangente neste sentido, e não menciona principalmente as tubulações que são uma das vilãs dos acidentes, quando estão sub dimensionadas. Um dos nossos trabalhos constantes é avaliar o projeto hidráulico, principalmente a parte embutida no concreto, que uma vez instalada, não tem como corrigir o erro a não ser quebrando o concreto.  Um grande número de sistema de sucção de piscinas de Salvador não está em conformidade com padrões de segurança das normas citadas, podendo em algum momento provocar um acidente.



Muitos agora perguntam, mas a minha piscina já está construída há muito tempo, o que faço? A norma americana tem um capítulo que orienta como adequar a piscina já construída à norma vigente, exatamente para evitar gastos excessivos na adequação da mesma.

O verão está chegando e a garotada doida para terminar as aulas e aproveitar as férias, que na maioria significam atividades na piscina. Então, está na hora de avaliar a segurança dos sistemas de sucção de sua piscina e verificar se estão em conformidade com as normas vigentes, ou as melhores práticas de segurança, isto é , não oferecem nenhum risco de acidente. Piscina é para rir e brincar e não para chorar.






 

Tags: Risco de acidente  Segurança na piscina  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710