16/07/2014

Telhado Verde

Por Carla Brayner


Cobertura vegetal é opção para tornar imóveis sustentáveis

Terraços de edifícios ou telhados de casas cobertos por vegetação não é simplesmente um elemento decorativo das construções, é o famoso telhado verde, que proporciona conforto térmico interno, absorção/captação de água da chuva, aumento da vida útil do telhado, aprimoramento acústico e criação de habitat.


 Preparação para instalação do telhado verde

Para a implantação do telhado verde, deve-se ana­lisar alguns pontos importantes. “Primeiramente, faz-se a impermeabilização para evitar infiltrações e danos à estrutura do edifício. Em seguida, aplicam-se as camadas de drenagem e filtragem, também para proteger a cobertura, assim como os drenos de redirecionamento da água. O substrato é a última camada, que deve cobrir toda a área da superfície para que haja uniformidade e melhor proteção. Nos telhados inclinados deve-se retirar as telhas cerâmicas e fazer uma base impermeabilizada”, explicou o arquiteto Marcelo Andrade.



Quanto à manutenção, depende muito do tipo do telhado e da vegetação escolhida. “Os custos de manutenção, estão relacionados ao consumo de água por irrigação. Normalmente, plantas resistentes e que necessitam de pouca ou nenhuma irrigação são as mais utilizadas nos edifícios comerciais. Já em residências, onde os telhados geralmente são menores, é possível fazer a manutenção com a ajuda de um profissional de jardinagem”, disse o arquiteto. 

IPTU Verde

O telhado verde é um dos critérios válidos para ser incluído no IPTU Verde, benefício adotado pela Prefeitura de Salvador, que ainda não foi implantado, mas se transformou na Lei nº 8.474/2013. “A proposta da prefeitura é conceder descontos, que chegam até a 10%, no IPTU dos imóveis que adotem medidas sustentáveis. Podem participar tantos os imóveis residenciais como os prédios”, informou André Fraga, titular da Se­cretaria Cidade Sustentável (SECIS). 

As ações serão avaliadas também de acordo com o impacto positivo para o ambiente e o investimento necessário para implantação. Fazem parte do projeto de implementação membros da SECIS, Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (SUCOM) e Secretaria da Fazenda (SEFAZ).


 

Tags: IPTU Verde  Sustentabilidade  Telhado Verde  

Comentários

Outras matérias

28/07/2017

Varanda verde

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710