17/07/2014

Procedimentos de segurança para piscinas

Por Antônio Coradinho

Quando se fala em piscina, o tema segurança, é um tema atual e deve estar sempre na mente dos usuários e responsáveis. Para tanto, é bom lembrar aos leitores, que piscinas são a alegria de muita gente e principalmente da criançada . Mas se não forem observados os limites de segurança e bom senso, o que é alegria, pode virar preocupação e tristeza. Abaixo seguem alguns procedimentos padrão a serem observados para que a alegria e a tranquilidade sejam uma cons­tante para quem frequenta uma piscina.

1. Supervisão de adultos: sempre, em qualquer circunstância, não independente da idade ou habilidade, aumente a sua segurança, garantindo que um adulto está presente fora da piscina, quando existe alguém dentro dela.

2. Cercas:  em piscinas residenciais ou de condomínios, cerque a área da piscina com cercas de proteção.

3. Kit primeiros socorros: em piscinas onde não seja exigida uma enfermaria, como em clubes e condomínios, mantenha sempre por perto e em lugar visível e de fácil acesso, um kit de primeiros socorros, para atendimento de emergência.

4. Cordão ou linha de flutuação: colocado na transversal, alerta os usuários da separação da parte funda e da parte rasa da piscina.

5. Alimentos na piscina: proibir que os usuários carreguem alimentos para dentro da piscina, para evitar contaminação da mesma com material orgânico.

6. Copos e garrafas de vidro: não permitir o uso de copos e garrafas de vidro na área da piscina.


7. Telefone de emergência: mantenha sempre em lugar visível, o número de telefone para at
endimento de emergência.

8. Duchas: tomar sempre uma ducha antes de entrar na piscina. Esta atitude reduz a quantidade de bactérias, microorganismos e outras impurezas na água.

9. Produtos químicos para tratamento: garantir que os produtos químicos para tratamento da piscina, estejam bem guardados, em lugares secos e lacrados, longe das crianças e animais. Verifique a validade dos produtos e as exigências de estocagem para cada produto.  Devem ser estocados em locais ventilados.

10. Bóia salva vidas: necessária em piscinas fundas onde o usuário não tem pé. Estes equipamentos devem estar colocados sempre perto da piscina em local de fácil acesso.

11. Luvas e máscaras: ao adicionar produtos na piscina, usar sempre máscaras de pó e luvas de borracha.

12. Identificação de profundidade:  identificar a cada dois metros no deck, ao redor da piscina, a profundidade da mesma.


 

Tags: Lazer  Piscina  Procedimentos de segurança  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710