09/09/2013

Conselho comunitário reduz em 30% índices criminais

Por Carla Farias



Dicas e informações importantes são trocadas em reuniões quinzenais


A Polícia Militar (13ª CIPM), a Polícia Civil (16ª) e o Conselho Comunitário Social e de Segurança Pública da Pituba (Conseg - Pituba), se uniram em defesa da cidadania e na busca de garantir os direitos individuais e coletivos dos cidadãos, através da prevenção e segurança de condôminos, funcionários, síndicos, prestadores de serviço e visitantes. 
 
O conselho foi criado no dia 19 de março deste ano com o objetivo de suprir a necessidade de um espaço para diálogo com a comunidade sobre os problemas de segurança pública que afetam a região da Pituba. “A principal ação do conselho são as reuniões quinzenais sobre assuntos que envolvem a segurança pública, onde conta com a participação de seguimentos organizados e moradores da Pituba, além de representantes de órgãos go­vernamentais. Nestas reuniões, relatórios são apresentados à comunidade referente à dinâmica do policiamento na região e as demandas de segurança pública são evidenciadas pela própria comunidade  (apontando os pro­blemas como assaltos, movimentação de pessoas estranhas, som alto produzido por veículos, etc.) no sentido de prover a melhor atuação das viaturas na área, com policiamento preventivo eficaz em toda a região da Pituba”, informou o Major da Polícia Militar, Luis Paraíso (13ª CIPM).
 
 De acordo com Carmen Angélica, presidente do conselho, as reuniões acontecem no Centro Comunitário da Pituba (vizinho a APAE) e são discutidas as condutas e as medidas que cada cidadão deve adotar para ampliar o nível de proteção. “Acreditamos que a prevenção é a me­lhor solução, com isso, realizamos os fóruns de discussão para passar dicas e trocar conhecimentos”, disse. 
 
Com esta iniciativa 30% dos índices criminais foram reduzidos na região, o que representa uma resposta positiva ao trabalho em conjunto. “Com as instruções e dicas explanadas nas reuniões do conselho, moradores e comerciantes, sentem-se mais à vontade para passar informações, que antes não eram transmitidas para a polícia. O conselho gera credibilidade, confiança, fortalece a atuação da polícia e amplia a representatividade pública perante os órgãos públicos. A comunidade nos faz ter conhecimento sobre as ações criminosas e conseguimos agir corretamente e pontualmente”, informou o delegado Nilton Tornes, da 16ª Delegacia Territorial (Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores).  
 
Programação
 
Para este ano estão previstas reuniões às 19h30, e nas seguintes datas:  setembro (10/09 e 25/09), outubro (10/10), novembro (04/11 e 26/11) e dezembro (11/12).  Toda comunidade pode participar das reuniões. Contatos podem ser feitos através do blog (pmcomunidadepituba.blogspot.com), do e-mail (pmcomunidadepituba@gmail.com), ou dos telefones (71) 3116-3103, (71) 9984-8757/8551.

 
 

Tags:   

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710