17/07/2013

Arte retirada do lixo!

Por Carla Farias

Materiais descartados podem ser reaproveitados e virar artigo de decoração

Papel, plástico, metal, vidro e criatividade. Estes são os itens básicos para quem toma a iniciativa de reciclar e gerar produtos surpreendentes. É possível transformar o visual de áreas do condomínio com materiais que seriam, simplesmente, jogados no lixo. 
 
Os materiais recicláveis podem ser transformados em objetos decorativos e até mesmo móveis com um custo muito baixo. “As peças de material reciclado estão ganhando espaço nas decorações. É vantajoso financeiramente, pois é possível transformar ambientes sem realizar muitos gastos e com as técnicas artesanais, é possível produzir peças com um bom acabamento”, disse a design de interiores Cristiane Façanha.
 
O reaproveitamento do que seria lixo representa diversas vantagens, como a preservação do meio ambiente, a redução dos custos com coleta e o aumento da vida útil dos aterros sanitários. “Quando você separa resíduos recicláveis, colabora com a qualidade de vida da cidade e gera emprego e renda. Nós tentamos eli­minar dejetos plásticos descartados todos os dias nas ruas, e utilizamos como matéria prima para reci­clagem”, informou o artesão João Telmo. 
 
A dica para não errar na hora de transformar o material que seria descartado é evitar exageros e ser criativo. Deve-se tomar cuidado para os objetos não se destacarem muito e terminar deixando os ambientes sobrecarregados, para isso, existe a personalização, com o auxílio de novas pinturas e trocas de tecidos. Entretanto, também é interessante deixar o material reaproveitado em estado bruto.



Curso para condomínios
 
A empresa Arts Pets capacita pessoas a reaproveitarem as garrafas PETs, fazendo mobiliários, utilidades, brinquedos, bijuterias, vassouras e flores. 
 
• Oficina de 2 horas para aprender a construir cadeira, globo e bomboniere. Mínimo de 20 alunos. Custo de R$5,00 e um quilo de alimento não perecível por aluno. A empresa leva todo o material.  

• Capacitação de 40 horas aula para aprender a produzir móveis, bijuterias, luminárias e brinquedos. Custo de R$6,00 por aluno. Material utilizado: Garrafas pet, tesoura e estilete.

Para contratar o curso que é realizado nos condomínios ligue para 3461-7118/9276-5802 ou envie e-mail para artspets@yahoo.com.br. 

 

Tags:   

Comentários

Outras matérias

28/07/2017

Varanda verde

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710