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29/03/2013

Corrida para entrar em forma

Por Indira Naiara

No final do ano aumenta a freqüência nas academias de ginástica e muita gente corre contra o tempo para reduzir medidas, mas é preciso ter cuidado com a pressa para entrar em forma
 
O verão não é somente a estação do sol, mas também a das vaidades. Homens e mulheres começam a se preocupar com a boa forma. Aqueles que passaram as ou­tras três estações comendo de tudo e sem praticar exercícios lotam as academias buscando dar adeus às gordurinhas adquiridas e exibir um corpinho sarado para ficar bem nas roupas mínimas exigidas pela estação. De acordo com o diretor da academia Working Sports, Paulo Jacob, outubro é o mês em que aumenta a procura pelas a­cademias. Na Working, o crescimento do número de alunos fica em torno dos 20%. 
 
O estudante de jornalismo Everaldo Santos faz parte do grupo que só pratica exercícios quando o verão se aproxima. “Dá preguiça praticar exercício o ano todo, além disso, falta tempo. É muito complicado conciliar trabalho, estudos e prática de exercícios. Por isso só freqüento academia quando o verão se aproxima ou quando estou muito acima do peso”, diz.   
 


Paulo Jacob: diretor da Working Sports



Paulo Jacob, que também é pós graduado em treinamento desportivo, não aconselha  esse tipo de atitude e recomenda a prática de exercícios regularmente.  “Para ser saudável, a atividade física tem que ser feita o ano todo, pois o nosso corpo vai se adaptando aos poucos a cada novo estímulo. Os resultados são gradativos, por isso, não é recomendável praticar ginástica ou musculação apenas três meses”, afirma Jacob.  
 
Apesar dos “malhadores de verão” terem o mesmo objetivo, na hora da prática de exercícios as partes do corpo que serão privilegiadas se modificam. Enquanto os homens buscam ficar com os braços mais fortes para chamar atenção ao vestir uma camiseta, as mulheres procuram exercícios que trabalham mais a coxa e o bumbum.   
 
Conforme Paulo Jacob, a musculação é o e­xercício mais eficaz para modelar a estética, juntamente com a atividade aeróbica, que auxilia na queima de calorias. Jacob ainda recomenda a avaliação física antes de iniciar a prática de e­xercícios. “A avaliação física é muito importante, pois ela nos dá os parâmetros de medidas e valores para direcionar e quantificar os exercícios, como também ajuda a pessoa a atingir seus objetivos”, ressalta o diretor da Working Sports.
 
O que é mais eficaz para queimar calorias?
 
Para quem está a fim de começar a malhar seguem algumas dicas de exercícios e as calorias queimadas ao praticá-los.
 
Caminhada de 5Km/h
Mulher: 240 calorias
Homem: 288 calorias
 
Corrida de 9Km/h
Mulher: 552 calorias
Homens: 650 calorias
 
Bicicleta
Mulher: 178 calorias
Homem: 210 calorias
 
Ginástica Aeróbica
Mulher: 357 calorias
Homem: 420 calorias
 
Exercícios com peso (musculação)
Mulher: 399 calorias
Homem: 470 calorias
 
Esta relação corresponde à prática de exercícios durante uma hora, em mulheres com 60 Kg e homens com 75 Kg.
 
 

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