Banner
 

27/03/2013

Proteja as crianças dos acidentes domésticos

Por Amélia Záu

 
Já que as crianças estão de férias e passam mais tempo em casa, vale a pena adotar medidas para proteger os pequeninos. Nunca deixe fios de apare­lhos eletrônicos expostos. Tomadas também precisam ser protegidas com tampas apropriadas ou fita isolante. 
 
Contra batidas e cortes prefira móveis com pontas arredondadas ou use protetores nos que formarem ângulos pontiagudos. Enfeites de material quebrável, como vidro, também devem ser retirados do alcance das crianças. Gavetas de ta­lheres e de outros objetos cortantes precisam estar protegidas por um lacre de segurança. 
 
Se o piso de um dos cômodos da casa for muito liso, use tapetes antiderrapantes. Use telas e redes nas janelas e sacadas. Evite posicionar os móveis próximos às janelas, o que facilita o acesso das crianças.     
 
Decoração do quarto infantil
 
Na hora de decorar o quarto das crianças é necessário criar um ambiente onde elas se sintam à vontade. Uma boa solução é inspirar-se nos personagens preferidos da garotada e usá-los como tema, desde o jogo de cama até as cortinas e tapetes. 
 
Os meninos adoram aventuras então, super-heróis, carros e robôs são uma boa pedida. Para as meninas sereias, princesas e bonecas compõem um belo cenário. 
 
As cortinas claras e leves são ideais, pois permitem que a luz natural entre com mais facilidade. Na hora de pintar o quarto opte por tintas laváveis, pois são mais fáceis de limpar. 
 
Ao pendurar quadros e pôsteres prefira a fita com cola que não danifica a parede. É importante também ter uma caixa plástica ou um baú para organizar os brinquedos.  
 
Decore a casa para o verão

É hora de decorar a casa com as cores e temas típicos do verão, para deixar a casa com a cara da estação, a dica é começar pela sala.
 
A aposta é investir em cores claras como os vários tons de bege, em especial o nude, a lavanda e os tons de cinza, que devem ser contrastadas com cores mais vibrantes, como o amarelo limão, o rosa salmão, e o verde azulado, bem como verde claro e o verde cítrico. 
 
As texturas também são bons recursos, esse tipo de técnica valoriza a parede, e pode ter um tom diferenciado do resto do ambiente.
 
Usar flores como enfeites é sempre uma boa dica, só é preciso estar atento a uma recomendação básica: “Escolha as flores que se harmonizam com a decoração.
 
Na cozinha, prefira as plantas mais resistentes. A dica é decorar com crisântemos.
 
_____________________________________________________________________________________
Amélia Záu é arquiteta, especialista em arquitetura de saúde e engenharia clínica, consultora do programa Metrópole Imobiliário.



 

Tags:   

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710