24/03/2013

Conheça as vantagens da individualização de gás

Por Indira Naiara



Síndicos aprovam o serviço que começou a ser prestado na capital baiana em janeiro, pela Brasilgás 
 
Novidade em Salvador: o serviço de individua­lização de gás em condomínios começou a ser prestado pela Brasilgás em janeiro deste ano. A exemplo da individualização da água, a grande vantagem para o condômino é que ele paga apenas pelo gás consumido e não sofre com a suspensão do serviço, caso outros moradores atrasem o pagamento das contas. 

De acordo com a consultora de negócios A­raceli Oliveira, atualmente, já existem em Salvador 2.500 apartamentos com o sistema de gás individualizado. A Brasilgás entra em contato com os condomínios para prospectar clientes e, caso o síndico tenha interesse em implantar o sistema, pode entrar em contato com a empresa. A Brasilgás faz uma visita para esclarecer aos condôminos, além de enviar uma equipe para vistoria no condomínio, a fim de verificar se a estrutura do prédio permite que o sistema seja implantado. 
 
Somente a Brasilgás presta esse serviço de individualização de gás em condomínios na capital baiana. Para implantar o sistema de gás individualizado é necessário que o condomínio convoque uma assembleia e que haja a aprovação de 2/3 dos participantes.
 
O síndico do condomínio Vivendas Colonial, em Sussuarana, Ra­nulfo Borges, realizou a individualização das contas de gás e disse estar muito satisfeito com o serviço. “A grande vantagem da individualização para o condomínio é que agora a Brasilgás fica responsável pela medição, emissão das faturas e cobrança. Além disso, os moradores adimplentes não são mais penalizados por causa dos inadimplentes”, ressalta. 

De acordo com o administrador do condomínio Residencial do Mar, na Pituba, David Cerqueira, a individualização das contas de gás trouxe mais comodidade para os síndicos. “Todo mês tínhamos que disponibilizar um funcionário para fazer a leitura dos registros de gás, verificar o nível de gás dos cilindros e se necessário solicitar o reabastecimento. Hoje, um funcionário da Brasilgás faz a leitura mensalmente e reabastece os cilindros, tirando do síndico essa responsabilidade”.  

Para os condôminos que acreditam que irão pagar uma taxa maior pelo gás, com a individualização, o gerente regional da Brasilgás Mário Dantas esclarece que a política de preços não muda. “O resíduo crédito do gás fica disponível para o condomínio e o consumidor não terá custo de estoque”, diz Dantas. 

“Não existe taxa de consumo mí­nimo. O cliente só paga pelo gás que ele consumiu. E a fatura só é emitida caso o consumo seja superior a R$ 5. Caso o valor seja menor, ele fica acumulado para o mês seguinte”, esclarece a consultora de negócios da Brasilgás, Jaqueline Brandão. 

A síndica do condomínio Le Mans, no Itaigara, que rea­lizou a individualização há três meses, conta que a implantação do sistema custou R$ 240 por morador, mas afirma que o investimento foi válido. Ela enumera algumas vantagens: “A redução na taxa do condomínio, a possibilidade de pagar somente o gás que consumir e não ser pena­lizada pelo condômino inadimplente. No final, a relação custo-benefício é excelente”, declara. 

Lavagem e secagem de roupas

• Algumas secadoras de roupa aquecem o ar por meio de um queimador de Gás LP, o que proporciona economia na conta de energia elétrica. Lavadoras de roupa também podem usar o mesmo combustível, utilizando a água que atravessa um aquecedor de passagem ou de acumulação.
 
Aquecimento de água

• A água quente gerada nesse sistema pode ser utilizada em du­chas, torneiras, banheiras de hidromassagem, etc. Fonte de energia mais econômica do que a elétrica.
 
• O Gás LP aquece mais rápido que o gás natural, isso devido ao seu maior poder calorífico, gerando assim economia de água
 
Churrasqueiras

• O uso de churrasqueiras a Gás LP são ideais para ambientes internos, ou em áreas de lazer, pois não há produção de fumaça ou substâncias nocivas à saúde geradas pelo carvão.
 
Cocção de alimentos

• O uso mais difundido do Gás LP é, certamente, o cozimento de alimentos. Além dos fogões e fornos convencionais, existem também fogareiros portáteis, que podem ser utilizados em áreas de lazer, camping etc.
 
O síndico que desejar implantar o sistema de gás individualizado em seu condomínio, pode entrar em contato com a Brasilgás pelo número 0800 70 10 124 e solicitar uma visita.  Outras informações estão disponíveis no site www.brasilgas.com.br.


 

Tags:   

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710