31/03/2013

Corrida de rua

Por Claudio Barbosa

A modalidade esportiva de maior ascensão e aceitação pelos brasileiros nos últimos anos.
 
Muitas pessoas têm vontade de correr, mas acham que cansam só de olhar. Na verdade acham que não conseguiriam correr por muito tempo e que não são capazes de realizar tal proeza. Se você é uma destas pessoas, dê a “volta por cima” e insista na procura e prática de uma atividade que lhe dê prazer.
 
A corrida é um dos exercícios que traz mais resultado em pouco tempo, e não necessita muito gasto com local apropriado/equipamento.
 
Pelos benefícios físicos, psíquicos e emocionais proporcionados pela prática da corrida, essa modalidade cresceu e vem crescendo de maneira grandiosa em todo território nacional, Basta ver o aumento no número de empresas que oferecem o serviço de consultoria em corridas, assim como o aumento no número de corridas de rua realizadas em todo o Brasil.
 
Além de ser um excelente exercício para o emagrecimento e melhora do condicionamento físico, a corrida proporciona sensação de prazer a seus praticantes devido à liberação de endorfina – hormônio produzido durante a corrida que também melhora a qualidade do sono, adrenalina – combate o stresse, entre outros.

 


Dicas para quem quer começar

Para quem quer emagrecer e sempre teve vontade de correr, mas nunca teve coragem de dar o primeiro passo, vou dar algumas dicas para se iniciar nessa prática que tem revolucionado a vida de muita gente.

 
1. Procure um médico para saber se é possível iniciar a prática da corrida e conheça seus limites através do teste ergométrico, principalmente aqueles que estão acima do seu peso e não praticam atividade física há algum tempo.

2. Utilize um par de tênis adequado. Atualmente as lojas de artigos esportivos podem auxiliar facilmente nessa busca. Existe tênis pra todos os gostos e bolsos.
 
3. Antes de começar a correr, faça alongamentos e aquecimento específico.

4. Procure correr em terreno plano e não acidentado, para diminuir o risco de torcer o pé ou cair – não pense que é raro de acontecer esse tipo de acidente.

5. Comece devagar, respeite seus limites. Se seu condicionamento físico não está bom, comece com 10 minutos de caminhada. Então passe para um trote (corridinha bem leve) durante 1 minuto, e se recupere. Quando perceber que sua respiração voltou ao normal, repita o trote. Aumente o tempo e a velocidade do trote ou da corrida aos poucos. Não tenha pressa para evoluir.

6. Quando for possível, adquira um monitor de frequência cardíaca. Esse aparelho é muito importante no controle dos batimentos do coração e controle da intensidade de treino

7. Use sempre roupas leves e que facilitem a transpiração.

8. Faça musculação de duas a três vezes por semana em dias alternados a este treino para fortalecer os ossos, músculos, tendões e ligamentos.

9. Ao final do treino de corrida, diminua a velocidade gradativamente para que o corpo se resfrie aos poucos.

10. Repita os alongamentos para ajudar na recuperação e relaxar.

O planejamento para um bom treino de corrida deve ser individual. Respeitar os limites e levar em consideração a atual condição física do individuo é fundamental. Procure sempre a orientação de um profissional qualificado e com experiência em treinamento de corrida.

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Cláudio Barbosa é personal trainer, diretor técnico da Energia em Movimento Consultoria e assessoria esportiva, docente da Academia de Polícia Militar e coordenador da Academia Agathon Fitness. Claudiobarbosa05@yahoo.com.br, 8747-5995 / 3315-5632

 

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