Banner
 

27/03/2013

Consumo consciente da água

Tire suas dúvidas através de nosso e-mail revista@cadeosindico.com.br e responderemos na próxima edição. 
 
José Henrique Coelho - Bittencourt Lopes Condomínios: 
1. Quais são os passos que o condomínio deve adotar para o processo de implementação, do sistema de medição de água individualizada?
 
O primeiro passo é contratar uma empresa de engenharia para tratar da obra de adaptação hidráulica no condomínio, caso este já não esteja preparado com hidrometração individual (instalação de um hidrôme­tro para cada apartamento).
 
Em seguida, estando o condomínio no padrão exigido pela Embasa, o síndico ou responsável deverá dirigir-se a uma loja de atendimento para informar-se dos documentos necessários ao pedido formal de Medição Individualizada de Água.
 
1. Ata da Assembléia na qual os condôminos concordem instalar a medição individualizada, registrada em cartório (é exigido assinatura de pelo menos 2/3 dos condôminos);
 
2. Assinaturas dos proprietários no Termo de Ade­são e Compromisso por todos os condôminos;
 
3. Preenchimento de Ficha Cadastral por todos os condôminos (anexar cópia do RG e CPF).
 
A Embasa realizará a conferência da documentação recebida e visitará o condomínio para certificar-se do cumprimento do padrão exigido. Estando tudo em conformidade, o sistema de Medição Individualizada de Água do condomínio será implantado no sistema comercial da empresa. 
 
2. Em geral, qual é o prazo médio de retorno do investimento?
 
O tempo de retorno do investimento varia de acordo  com o perfil de consumo do cliente. Contudo, estudos realizados nos condomínios com medição individualizada nos bairros de Cajazeiras e Fazenda Grande apontaram que unidades com redução média de 15% no volume de água consumido, o tempo calculado para o retorno do investimento será de 65 meses. Enquanto que, nas unidades com redução i­gual ou superior a 25%, o tempo do retorno do investimento é de 41 meses. 
 
Jorge Freitas - Dimensão Administradora de Condomínios: 
1. Com o surgimento de tantos condomínios novos em Salvador, a medição individualizada de água, seria uma solução para evitar perdas?
 
Certamente. A medição individualizada possibilita aos usuários deste sistema uma melhor percepção dos seus hábitos de consumo e utilização da água, bem como facilita e acelera a detecção de vazamentos tanto no apartamento, quanto no condomínio, minimizando assim o desperdício de água e prejuízos financeiros.
 
2. É possível fazer individualização de água em condomínios comerciais?
 
Sim. A medição individualizada em condomínios comerciais ocorrerá da mesma maneira que nos condomínios residenciais. 
 
3. Quais as vantagens para os proprietários ou inquilinos de salas? 
 
Além dos benefícios ao meio ambiente e da valorização do imóvel, a medição individualizada possibilita o acompanhamento do seu consumo de água, permi­tindo ao usuário pagar exatamente pelo seu consumo. 

_________________________________________________________________________________________
Esse espaço conta com a colaboração da EMBASA, para res­ponder às perguntas mais frequentes sobre individualização de água. 
Maiores informações ligue para 0800 0555 195.



 

Tags:   

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710