Banner
 

01/12/2017

Valorização dos imóveis com a contratação da Auditoria Condominial

Por: Michele Lordêlo

Ninguém deseja comprar um imóvel e ter surpresas na taxa condominial prevista pelo corretor. E o que fazer quando o condomínio prevê uma arrecadação e tem aumento da inadimplência? Geralmente questões como estas, com certeza, irão penalizar os condôminos e principalmente quem é adimplente.

Por outro lado, quando o síndico não possui o controle das finanças do condomínio ou quando não há a guarda de recursos para o pagamento de possíveis multas tributárias, o empreendimento pode sofrer desvalorização. E para quem estiver adquirindo um imóvel, deter informações precisas, pode inclusive estimular a aquisição.

Em Auditoria Condominial, não são apenas os números que são analisados, as informações qualitativas são importantes para garantir a segurança patrimonial e nesse trabalho preventivo, são concedidas informações com os pilares do Compliance, para verificar se o gestor está atento às obrigações relacionadas à segurança patrimonial do empreendimento com assuntos relacionados a como anda a inadimplência? E o seguro da edificação? E como se prever ao alto investimento do  Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)?

As Auditorias analisam ainda, os contratos com prestadores de serviços e como estão as manutenções do condomínio, bem como, se as questões trabalhistas podem gerar multas não previstas, já que muitos síndicos cometem diariamente equívocos em casos que envolvem a prestação de serviço de pessoa física sem o devido pagamento de impostos.

Estes exemplos muitas vezes não estão acessíveis por que as multas e as penalidades ainda não chegaram ao condomínio, e caso elas se concretizem, irão influenciar diretamente no bolso do condômino já que este não contava com o aumento da taxa do condomínio ou com a implantação de taxa extra.

Seja na Auditoria por Período ou na Preventiva, a Auditoria tornou-se um investimento que o síndico deve contemplar na previsão orçamentária anual e que pelo menos, na troca de gestão, este serviço seja contratado, a fim de conceder a quem assume a função, informações auditadas e para quem quer adquirir um imóvel, uma situação real das finanças do empreendimento.

Ficamos por aqui para 2017 e agradecemos àqueles que nos acompanham, desejando um 2018 de muitas realizações e foco em uma gestão responsável, em que não há mais espaço para o amadorismo. Abraço.


Michele Lordêlo  é contadora, empresária do Grupo Lordêlo de Contabilidade, que reúne a, Lordêlo Audit (Auditoria para Condomínios), Lordêlo Cond (Gestão de Condomínios) e Lordêlo Trainning (Capacitação para Gestores Condominiais). É especialista em Auditorias para Condomínios atuando desde 2005 nesta área, Doutora em Educação e Professora do MBA em Gestão de Condomínios e do Curso de Extensão de Síndico Profissional na disciplina de Auditoria e Gestão pela Faculdade 2 de Julho. 


 

Tags: Auditoria Condominial  Contratos  Manutenção  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710