17/05/2017

Manutenção preventiva evita pane de elevadores no período de chuvas

Por: VANDILSON ALVES

Com a chegada da temporada de chuvas, é indispensável que síndicos, administradores de condomínios e moradores redobrem os cuidados para garantir o bom funcionamento dos elevadores. Problemas como inundações provocadas pelo escoamento de água da chuva podem danificar seriamente os equipamentos. Para evitar prejuízos e transtornos, a melhor precaução é investir na manutenção preventiva.

De acordo com o síndico do condomínio City Park Brotas, Edísio Santos Freire Júnior, os serviços de manutenção preventiva realizado pela Doalto Soluções em Elevadores têm reforçado a margem de segurança nos prédios e proporcionado tranquilidade nesse período em que fortes tempestades atingem Salvador. “Com a manutenção preventiva, conseguimos reduzir o número de chamados. O resultado tem sido muito positivo, evitando transtornos para os moradores”, explica Edísio Freire.

A manutenção preventiva dos equipamentos de transporte vertical antes do período de chuvas representa economia e segurança para os condomínios. Se os síndicos e administradores se preparam com antecedência e recorrem à manutenção preventiva, com certeza evitarão fazer chamados indesejáveis. É fundamental a preocupação com o diagnóstico dos elevadores. A Doalto tem todo o aparato necessário para bem informar, prestar a assistência técnica e evitar as panes na época das chuvas.

Veja essas dicas:

1. Evite que a água da chuva escorra para o poço do elevador, a partir da portaria ou da garagem do prédio.
2. Verifique as condições da casa de máquinas para evitar a infiltração de água e danos aos equipamentos (motor, quadro de comando, máquinas).
3. Chame a assistência técnica quando entrar água no elevador e desligue-o da chave geral.
4. Seque as áreas inundadas, conforme orientação do técnico de manutenção.
5. Ao viajar, feche o registro geral de água do apartamento.
6. Verifique se janelas ou basculantes estão bem vedados para impedir que a água de chuva, vazamento ou limpeza atinja a cabine e a casa de máquina do elevador.
7. Atenção com capas e guarda-chuvas molhados! Coloque-os em sacos plásticos, evitando que a água respingue no elevador.


Vandilson Alves, engenheiro e perito em transporte vertical e escadas rolantes há mais de 25 anos. Atua como consultor de empresas e órgãos públicos para assessoria a projetos, realização de vistorias, inspeções, diagnósticos e perícias. vandilsonalves.engenharia@gmail.com.

Tags: Chuvas  Elevadores  Manutenção Elevadores  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710