17/05/2017

Limpeza das calhas deve ser regular

Por: Carla Brayner

A LIMPEZA DAS CALHAS E DOS TUBOS CONDUTORES PERMITE O ESCOAMENTO EFICAZ DA ÁGUA DAS CHUVAS

Levados pelos ventos, as folhas, os sacos plásticos e os pequenos galhos, são resíduos muito comuns de serem encontrados nas calhas e tubulações de escoamento de água da chuva. O acúmulo desses resíduos, obstruem as canaletas, dificultam o escoamento da água das chuvas, causam problemas estruturais nos imóveis e ainda podem se tornar foco para o Aedes aegypti. Por isso, a limpeza e a manutenção das calhas devem ser feitas com regularidade, obedecendo alguns critérios. 


"ACÚMULO DE SUJEIRA NAS CALHAS PODE GERAR INFILTRAÇÕES NO IMÓVEL, DANOS SÉRIOS NO TELHADO, NA ESTRUTURA DAS PAREDES E NA PINTURA, ALÉM DE GOTEIRAS"
Maurício Cardoso

Engenheiro civil


É recomendável checar se há acúmulo de sujeira a cada seis meses, pois o peso da água acumulada ou um pequeno vazamento, podem atingir forros e lajes. “Isso é o suficiente para gerar infiltrações no imóvel, danos sérios no telhado, na estrutura das paredes e na pintura, além de goteiras. Por isso, a limpeza regular dos condutores do telhado é aconselhável e necessária”, disse Maurício Cardoso, engenheiro civil e proprietário de empresa de reformas. 

O serviço de limpeza das calhas requer alguns cuidados de segurança, incluindo um estudo do local e da superfície a ser limpa, para evitar danos ao imóvel, a sua estrutura e a quem estiver realizando o serviço. “Nos imóveis com grande altura, a limpeza deve ser feita por um profissional ou por empresas especializadas, pois o serviço demanda equipamentos de proteção individual adequados e requer aplicação de alguns procedimentos de segurança, como observar a proximidade de rede elétrica, a possibilidade de apoio firme da escada, o uso de sapatos com solado aderente e luvas. Outra recomendação é nunca fazer a lavagem dos dutos em dias chuvosos, para evitar choques elétricos, acidentes envolvendo a queda de raios e, mesmo, escorregões”, alertou Maurício.

Higienização das calhas

Após extrair os detritos das canaletas, os tubos condutores devem ser limpos com o uso de hastes de limpeza ou desentupidores. Em seguida, todo o sistema de drenagem deverá ser lavado com jatos d´água sob alta pressão, para que os tubos condutores sejam higienizados até a captação, que levará a água para a rua. 

Os cuidados com a parte superior do telhado são determinantes para a imunização contra pragas e no auxílio do monitoramento e erradicação de possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti, que podem se acumular na área.



 

Tags: Calhas  Manutenção Telhado  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710