Banner
 

20/03/2017

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros



DOCUMENTO ATESTA REQUESITOS MÍNIMOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) certificando que, durante a vistoria, a edificação possui as condições de segurança contra incêndio previstas em legislação e tem o prazo de validade de 12 meses. Esse documento atesta que a edificação atende aos requisitos mínimos de segurança contra incêndio e pânico. As condições contidas no AVCB formam um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir à edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico.

O AVCB é obrigatório nos seguintes casos:
• Construção e na fabricação.
• Reforma, quando compromete padrões de segurança.
• Mudança de ocupação ou uso.
• Ampliação da área construída.
• Aumento da altura da edificação.
• Promoção de eventos programados.

O AVCB não é obrigatório nos seguintes casos:
• Residências exclusivamente unifamiliares.
• Residências exclusivamente unifamiliares localizadas no pavimento superior de ocupação mista, com até dois pavimentos e que possuam acessos independentes.

Ainda há um grande número de condomínios que carece de regularização quanto ao cumprimento das obrigações de prevenção e combate a incêndio. Isso acontece porque alguns síndicos têm dificuldades em acompanhar as medidas periódicas que devem tomar para manter o edifício seguro e de acordo com a legislação. Algumas vezes até existe atenção aos equipamentos, mas a falta de treinamento faz com que a segurança fique comprometida nas situações de ocorrência de sinistros. Além disso, a irregularidade coloca em risco não só a vida e o patrimônio dos condôminos, como pode levar à recusa de ressarcimento por parte da seguradora em caso de incêndio.

Todo empreendimento novo precisa passar por vistoria obrigatória e obter o AVCB. Checam-se todos os detalhes do sistema de prevenção e combate a incêndio – extintores, mangueiras, luzes de emergência, portas corta-fogo, sinalização etc. Uma vez em ordem, o edifício recebe o documento que deve ser renovado anualmente.

“PROCURE A UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR MAIS PRÓXIMA DE SEU CONDOMÍNIO, POIS MAIS EFICAZ QUE O COMBATE É A PREVENÇÃO”




 

Tags: AVCB  Corpo de Bombeiros da Bahia  Incêndio  Prevenção  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710