Banner
 

15/09/2016

Medidas de segurança no uso do elevador

Por: Adriana Novaes

Imagine como seria a vida dos condomínios e usuários em geral sem esse fundamental meio de locomoção - o elevador - hoje considerado o transporte público mais usado no mundo. 

Sendo assim, algumas medidas se tornam indispensáveis para utilização com segurança dos elevadores, vejamos:

• Não permita guardar objetos na casa de máquinas. Além de proibido por lei poderá trazer inconvenientes para os técnicos de manutenção e também oferecer risco de incêndio.

• Orientar o pessoal da faxina que, quando estiverem fazendo a limpeza, não varrer a poeira para baixo da porta dos elevadores e não deixar cair água no poço ou através das soleiras o que irá resultar em curto-circuito onerando o condomínio e causando transtorno aos usuários. Caso isso ocorra, desligar i­me­diatamente o elevador  e  comunicar a empresa res­ponsável pela ma­­nutenção. 

• Antes de entrar verifique se a cabine está no andar. Nunca se a­fobe! Quando a porta do elevador abrir, preste atenção! Algumas falhas nos sistemas mecânicos permitem, às vezes, que a porta abra sem a presença do elevador, o que poderá provocar acidentes fatais.

• Se o elevador parar entre andares, os ocupantes devem manter a calma, pois o perigo é iminente; acionar o botão de alarme e/ ou utilizar o interfone para pedir ajuda. 

• Em caso de incêndio, não utilize os elevadores. O abandono do edifício deve ser feito pelas escadas, obedecendo ao plano de evacuação da área. 

• Orientar sempre aos usuários do perigo em deixar crianças transitarem livremente pelos elevadores sem acompanhamento de um responsável.

O elevador é um veículo de transporte extremamen­te seguro se for usado de forma correta. A sua utilidade é essencial em prédios residenciais e comer­ciais e, seguindo as recomendações da manutenção preventiva, a “dor de cabeça” com uma eventual quebra ficaria bastante reduzida. 



Adriana Novaes é bacharel em Direito pela UFBA, pós-graduada pelo Ministério Público-BA, advogada atuante no segmento civil e empresária no ramo de transporte vertical. Contato: adry_novaes@hotmail.com




 

Tags: Elevador  Transporte Vertical  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710