15/09/2016

Gestão de resíduos sólidos

Por: CARLA BRAYNER

RECICLAR O LIXO DO CONDOMÍNIO GERA DESCONTOS NO IPTU E NA CONTA DE LUZ

O manejo inadequado dos resíduos sólidos tem provocado o avanço de problemas ambientais, sociais e econômicos. Iniciativas estão em vigor para propiciar a implantação do gerenciamento de resíduos sólidos em condomínios para gerar saúde urbana, regularização ambiental, economia financeira e a inclusão dos condomínios em iniciativas e incentivos fiscais (IPTU Verde e Vale Luz Coelba).

O gerenciamento de resíduos sólidos (GRS) são procedimentos e técnicas para garantir que os resíduos sejam adequadamente coletados, armazenados, e dispostos, com o mínimo de riscos para os seres humanos e para o meio ambiente. “O lixo não está sendo tratado corretamente e isso tem causado super lotação nos aterros, entupimento de bueiros, contaminação da água e do lençol freático. O lixo pode ser altamente poluente e afetar a saúde pública através de doenças. Pode também causar impactos ao meio ambiente, já que o chorume é altamente tóxico e pode contaminar o solo e os lençóis subterrâneos”, alerta Robson Almeida, engenheiro ambiental. 

O Aterro Sanitário Metropolitano de Salvador, já está alcançando 70% da sua capacidade máxima, com isso, as autoridades responsáveis articulam- se para tornar obrigatória a implementação da coleta seletiva. “Em Salvador, de acordo com o decreto nº 25.316 de 12 de setembro de 2014, grandes geradores de resíduos sólidos, que geram 500 litros ou mais de lixo diariamente, deverão assumir a responsabilidade pela coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final dos rejeitos. E condomínios que se enquadram nesta situação, devem tomar ainda mais cuidado”, informa Camilla Costa, membro consultor do projeto de GRS da Prisma, empresa júnior de engenharia química da UFBA. 

Condomínios com interesse em se regularizar quanto ao descarte de resíduos e gastar menos com essa prática, podem implantar o plano de GRS da Prisma, que não tem fins lucrativos, é formada por alunos de engenharia química e supervisionada por professores da UFBA. “A gestão e destinação de resíduos sólidos tem se tornado um problema cada vez maior, levando em conta que a destinação incorreta potencializa desastres naturais e proporciona condições para o aumento de doenças. Para controlar esses problemas, é possível planejar e executar procedimentos e técnicas para os resíduos sólidos produzidos por parte dos condomínios, com o mínimo de riscos para os seres humanos e para o meio ambiente, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei nº 12.305/2010). Como resultado final para o cliente, o serviço de GRS implementará técnicas como coleta seletiva e compostagem, além de outras, a depender da realidade e necessidade dele”, informa Camilla. 

De acordo com o diretor de Marketing e Vendas da Prisma, Eduardo Sampaio, o processo para implantação do GRS consiste em algumas etapas definidas: “A primeira incide em um diagnóstico do empreendimento para ter noção da real necessidade e situação que se encontra. Neste diagnóstico, são mapeados a geração de lixo total, o tipo de lixo gerado e suas quantidades, o direcionamento que é dado e o pretendido. Após o diagnóstico, os dados qualitativos e quantitativos são compilados e avaliados, para formular o plano. O plano adéqua o gerenciamento dos resíduos do condomínio com as leis e regulamentos ambientais, perante os quais os resíduos serão qualificados. Serão definidas as estratégias utilizadas para o gerenciamento, o destino que o lixo terá, entre outros critérios. 

Finalizado o plano, chega-se à etapa de execução. “Esta etapa consiste na aplicação prática do que foi previsto. Fazendo-se, junto ao condomínio, a aplicação das estratégias, o contato com cooperativas e parceiros para a destinação, coleta seletiva, entre outros. A Prisma é responsável por capacitar os moradores e gestores do condomínio, bem como auxiliar na manutenção do projeto, para que ele se perpetue”, conclui Eduardo. 

DESCONTO NO IPTU E NA CONTA E LUZ

O IPTU Verde da Prefeitura Municipal de Salvador, incentiva empreendimentos a realizarem ações e práticas de sustentabilidade em suas construções. Para isso, oferece descontos diretamente no IPTU, de acordo com sua pontuação no Programa de Certificação Sustentável. 

E uma iniciativa nova é o Vale Luz da Coelba, no qual condomínios e residências que realizam a coleta seletiva podem trocá-los por descontos na conta de luz. Para participar, os condomínios precisam separar e armazenar os materiais recicláveis limpos e secos. São aceitos metal, papel, papelão e plásticos. “Periodicamente, o caminhão do projeto passará pelos condomínios participantes para recolhimento e pesagem do material. O valor referente à pesagem é destinado diretamente para a conta de energia do condomínio, em forma de desconto. O projeto também estimula a reciclagem e a geração de trabalho e renda para os catadores das cooperativas envolvidas já que todo o material recolhido é encaminhado à Camapet – Cooperativa com sede em Massaranduba e a COOPMARC – Cooperativa com sede em Camaçari”, informa Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Coelba.

Os representantes dos condomínios interessados em participar do Vale Luz Coelba deverão entrar em contato através do telefone (71) 3555-3370 ou do e-mail eficiencia@neoenergia.com. “É desejável que o condomínio já possua a prática da coleta seletiva implantada e o mesmo não poderá possuir parceria ou convênio com cooperativa de catadores de materiais recicláveis”, diz Ana Christina. 

A implantação de um plano de gerenciamento do lixo no condomínio possibilita que os condomínios possam fazer parte e usufruir das iniciativas e incentivos fiscais do governo. Interessados no GRS da Prisma devem entrar em contato no telefone (71) 3283-9889.


 

Tags: Gestão de Resíduos Sólidos  GRS  Reciclar  

Comentários

Outras matérias

28/07/2017

Varanda verde

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710