Banner
 

23/05/2016

Decoração de áreas comuns com poucos recursos

Por: Ricardo Ferreira

Em tempos de dinheiro curto nos condomínios, fazer economia na decoração também e importante, mas lembrando que a manutenção e o embelezamento das áreas comuns é bastante importante na valorização do imóvel e é possível realizar pequenas intervenções que melhoram o aspecto do local, sem muitos gastos. Algumas ações podem melhorar o aspecto do local, sem custos vultosos.

Um item que altera rapidamente o local é uma nova pintura ou instalação de papel de parede. Há estampas atemporais, que podem ser utilizadas para destacar uma parede ou toda a área. A durabilidade media de um papel de parede é de cinco anos.  É preciso ficar atento ao uso de estampas. Se o local precisa ser ampliado, usar estampas maiores.

Atualmente são bastante utilizados adesivos de paredes, especialmente em áreas gourmets. Existem várias pa­dronagens que podem ser escolhidas, acompanhando a cor do mobiliário já existente no local. 

A instalação de um espelho também ajuda a ampliar o espaço, que deve ser instalado em local que não atrapalhe o transito das pessoas, especialmente crianças.

A recuperação dos móveis e estofados é outra dica rápida e barata. Os móveis podem ser laqueados ou pintados com cores atuais. Sofás devem receber novo forro, seguindo a necessidade do condomínio: se no local existirem muitas crianças, pode-se optar por tons mais escuros e utilizar objetos de decoração mais claros. Caso o uso do local seja mínimo, almofadas comporão o ambiente de forma sofisticada. 
Colocar um tapete na sala do hall de entrada traz um ar elegante e refinado ao ambiente.

Substituir objetos velhos, como jarros, plantas plásticas e lu­minárias antigas, por novos, simples, mas de bom gosto, valorizam o ambiente. 
Usar a criatividade nessas horas é fundamental. Em alguns condomínios, os moradores se reúnem em um final de semana e sob a orientação de um profissional, elaboram e executam um novo projeto de decoração, gastando o mínimo possível, com resultados excelentes. 



Ricardo Ferreira
 é designer de interiores, 
Tel.: 71 3178-1978 / 9976-6286, rferreiradesigner@gmail.com


 

Tags: Áreas Comuns  Decoração  Design de Interiores  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710