Banner
 

12/07/2016

Vizinho legal

Por: Rose Smera

Muitos problemas em condomínios seriam evitados se os moradores respeitassem as regras da convenção, do regimento interno e das assembleias. Respeite a lei do silêncio e fora do horário, evite qualquer tipo de barulho. Use o bom senso sempre. Nos dias de festa, informe aos vizinhos sobre o evento e até que horas pretende receber seus convidados. 

Oriente as crianças sobre brincadeiras com barulho no apartamento. O uso de tapetes emborrachados no quarto das crianças evita a propagação do som para outras unidades. Sobre as crianças, não permitam que corram ou gritem em áreas que não são destinadas as brincadeiras. Os pequenos devem sempre estar acompanhados por adultos nas áreas comuns do condomínio, especialmente área da piscina.

Nas garagens, respeite o espaço destinado à sua vaga. Respeite a velocidade e evite buzinar. Lembre-se que a vaga de garagem não é local apropriado para guarda de objetos.

Não jogue lixo pela janela e áreas comuns, especialmente bitucas de cigarro. Cuide para que o lixo esteja devidamente ensacado, evitando mau cheiro.

Quando realizar obras, comunique previamente à administração do condomínio e demais condôminos. Informe previamente o tempo e os dados do pessoal responsável pela realização da obra. Respeite os horários e local de descarte de materiais. 

Se possuir animais de estimação, utilize sempre as entradas de serviço para transitar com seu pet, conduzindo-o sempre com guia ou coleira. Em caso de sujeira, limpe imediatamente o local. Evite latidos em horas inoportunas.

Quando utilizar o carrinho de supermercado ou qualquer objeto de uso comum, devolva ao local, após o uso.

Não segure o elevador e observe as regras de uso para elevador social e de serviço.

Participe das assembleias do condomínio sempre que possível, para expor suas sugestões, elogios e queixas.

Evite entrar em quaisquer tipos de fofocas ou boatos relacionados aos seus vizinhos.  Lembre-se, a conversa amigável será sempre a melhor saída para resolução de conflitos com seu vizinho.


Rose Smera
 é advogada especialista em direito condominial e sócia da empresa Adcon Administração de Condomínios. Tel.: 71 3272-1354


 

Tags: Conflitos  Convenção  Regimento Interno  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710