12/07/2016

Uso de pisos na decoração de ambientes

Por: Ricardo Ferreira

Escolher o revestimento ideal para uma casa ou apartamento é uma tarefa difícil. As opções de tipos de piso são variadas. Existem cores e materiais diferentes e tudo vai depender do gosto e da necessidade da pessoa. 

O piso de vinil é de fácil instalação e pode ser instalado sobre o piso já existente, reduzindo custos com a retirada do piso antigo. O material não mancha e tem alta resistência. O piso não é recomendado para áreas externas e áreas molhadas. Muito utilizado em quartos de apartamentos, pois reduzem o barulho. Os tipos de piso de vinil são uma ótima opção para quem gosta de uma decoração versátil. Há opções que conferem um aspecto de madeira falsa e outros são mais claros e neutros. Ele também permite fazer desenhos no chão com os recortes de suas peças.

Quem tiver crianças em casa, podem investir nos tipos de piso de borracha, pelo menos no quarto das crianças. Eles são resistentes, macios e evitam escorregões. Há diversos tipos de piso, cabe a você se inspirar e escolher um deles.

O cimento queimado é uma tendência da decoração, por seu aspecto rústico, imitando o concreto. O material de fácil aplicação deve ser colocada em uma superfície lisa e nivelada. É ideal para quem quer uma obra rápida e pode ser usado em áreas internas e externas. Para ter uma durabilidade prolongada, é necessário aplicação de resina com base acrílica por cima da massa ainda úmida e tem a versatilidade na hora de decorar a casa.

Pisos, como porcelanato e cerâmica, também são bastante utilizados na decoração e podem ser utilizados tanto em área molhada como seca, respeitando as especificações em cada caso, como o modelo antiderrapante para áreas externas. São encontrados em peças de vários tamanhos, cores, espessuras e texturas. Sua limpeza pode ser feita apenas com um pano úmido. 

Pisos laminados são modelos semelhantes ao carpete de madeira, mas com valor inferior. É utilizado em ambientes internos, com instalação fácil e rápida e a limpeza pode ser feita com pano úmido. Também funcionam como isolante térmico. Não é recomendado para quem possui animais de estimação.

Há, ainda, pisos de mármore, madeira de demolição, mosaicos, entre outros. Com um bom projeto de decoração, é possível definir e mesclar os pisos, a depender da área da casa que será utilizado.


Ricardo Ferreira
 é designer de interiores, 
Tel.: 71 3178-1978 / 9976-6286, rferreiradesigner@gmail.com


 

Tags: Design de Interiores  Pisos  Revestimentos  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710