Banner
 

12/07/2016

Cuidando do patrimônio

Por: CARLA BRAYNER




SÍNDICO SE DEDICA AO CARGO PARA ZELAR PELO CONDOMÍNIO


Marcos Teixeira, empresário, formado em Ciências Sociais, tornou-se síndico há cinco anos do condomínio Mansão Morro do Gato, e permanece até hoje. Bem relacionado com os vizinhos, criativo e moderado, ele tenta realizar uma gestão que proporciona resultados positivos ao local em que reside. 

Mesmo mantendo atividades profissionais fora do condomínio, ele consegue conciliar sua rotina com o cargo de síndico. “A conciliação não é tarefa fácil, uma vez que exige uma dedicação média de 80% do seu tempo. Um auxílio muito valioso é do administrador ou de uma empresa administradora de condomínios, que filtra informações e otimiza muito seu tempo. A administração tem que funcionar, ser ágil, lhe trazendo propostas rápidas e adequadas”, disse Marcos. 

Nunca atuou como síndico em outros condomínios, mas entende que todos os moradores de um condomínio devem passar pela experiência, uma vez que se trata também do patrimônio de cada morador. “Todo morador tem que passar por essa responsabilidade, entender como funciona, e na medida do possível, tornar o convívio mais agradável. Cada morador, assim como em suas casas, deve zelar pelas áreas do seu condomínio”, informou Marcos.

Para ele, bom relacionamento com os vizinhos é fundamental. “Saber ouvir sugestões, elogios e críticas, que surgem a todo o momento e otimizar as áreas comuns e de lazer, tornando-as mais interessantes. Filtrando essas informações, tira-se proveito para ver o que pode ser melhorado. Nesses anos, apenas fui mais rigoroso aos cuidados com o condomínio”, finalizou Marcos.  

Segurança é item fundamental hoje em dia e Marcos não deixou passar despercebido. “Síndicos de 15 condomínios do nosso bairro, preocupados com a segurança, reuniram-se e decidiram implantar sistema de câmeras em todos os prédios envolvidos e sistema de rádio, facilitando a comunicação entre os porteiros,  alertando uns aos outros quantos aos movimentos suspeitos nas ruas. os problemas diminuíram muito”, informou o síndico.  

Além disso, pesquisas de preços junto aos prestadores de serviço (manutenção de jardim, piscina, materiais de uso comum em condomínio, materiais de limpeza, entre outros) estão sendo avaliados fazendo reduzir os custos para o condomínio.



 

Tags: Gestão  Perfil do Síndico  Redução de Custos  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710