Banner
 

17/03/2016

Chuvas e a segurança dos elevadores



Está se aproximando o período de intensas chuvas em Salvador. Muitos alagamentos, deslizamentos, trânsito caótico... cenas já esperadas a cada ano. As intensas chuvas em Salvador afetam seriamente os elevadores de muitos condomínios. Mas existem formas de prevenir e todos (síndicos, condôminos, usuários e funcionários) podem contribuir! 

É bom lembrar que os danos causados por água (chuva, vazamentos, limpeza, etc) não são cobertos por nenhum contrato de manutenção. Então, pequenas atitudes podem representar muita economia e, claro, segurança para todos.

Dicas Importantes:
1. Impeça que a água da chuva atinja a cabine ou casa de máquina. Cuide para que não haja infiltrações ou aberturas que permitam entrada da água da chuva. Verifique se a janela ou basculante (se houver) está bem vedada. Troque-a se estiver quebrada.

2. Evite que água utilizada para limpeza dos andares caia nos elevadores.

3. Atenção com capas e guarda-chuvas molhados! Vale a pena providenciar sacos para não deixar respingar água na cabine do elevador.

4. Ao viajar, feche o registro geral de água do apartamento.

5. Respeite o limite de passageiros nos elevadores.

Verifique também a parte elétrica. Recomenda-se não manter os elevadores em funcionamento se houver oscilação de energia, por exemplo.

Em caso do elevador ser afetado por água, o condomínio deve:
1. Verificar se tem passageiro. 

2. Comunicar à empresa de manutenção.

3. Enviar o elevador (ou os elevadores) para o andar mais alto (se isso for possível).

4. Desligar o elevador (ou os elevadores) imediatamente na chave geral.

5. Drenar/secar as áreas afetadas (poço, caixa de corrida, etc).


Vandilson Alves é engenheiro e perito em transporte vertical e escadas rolantes há mais de 25 anos. Atua como consultor de empresas e órgãos públicos para assessoria a projetos, realização de vistorias, inspeções, diagnósticos e perícias. vandilsonalves.engenharia@gmail.com.



 

Tags: Água e Elevadores  Elevadores  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710