16/11/2015

Decoração de Natal

Por: Ricardo Ferreira

Com a chegada do final de ano e os recursos escassos, começam as dúvidas sobre decorar ou não o condomínio para o Natal. A criatividade nessas horas é importante e a decoração de Natal concede beleza ao condomínio e desperta o sentimento de solidariedade e paz, propícios desta época do ano.



Envolver os moradores neste processo é o ideal. Deve-se tomar cuidado com os exageros. Muitos itens relacionados ao Natal dão impressão de bagunça e tiram a beleza desta decoração. Lembre-se: o menos sempre é mais.

Se o condomínio possui uma área verde na entrada ou um jardim, uma ideia é delimitar todos os canteiros com a mangueira de luz branca e usar as luzes brancas e estáticas no caule e no tronco das plantas e árvores. Evite pisca-pisca colorido. Use luzes brancas e estáticas. As luzes coloridas que piscam só ficam bonitas enroladas na árvore de Natal.Lembre-se de fazer uma perfeita instalação elétrica, para evitar incêndios e utilize iluminação em LED, para reduzir custos.

Se o hall de entrada possuir um pequeno espaço de canto e se for imprescindível para os moradores, instale uma árvore de Natal, preferencialmente simples e com poucos enfeites. Há modelos inclusive, que dispensam uso de enfeites. Quanto mais clean o designer da árvore, mais moderna e elegante.

Uma guirlanda na porta principal do condomínio fica linda. Para acertar, evite usar cores polêmicas e invista na tradição dos elementos que normalmente estão presentes nesta data: azevinho, pinheiro, anjos, etc. Muitos modelos são elaborados pelos moradores, com materiais simples e sustentáveis.
Evite uso de festões coloridos, bolas grandes, velas, pisca-piscas coloridos e presépios, exceto os modelos maiores, desde que seja uma tradição do condomínio.

Verifique o custo com a locação destes materiais natalinos. O custo anual com aquisição e armazenagem destes materiais pode ser maior que o custo da locação.

Convide os moradores especialmente as crianças para a decoração natalina do condomínio. Uma decoração com uso de materiais sustentáveis e reciclados, confeccionada por todos os moradores, fica muito bonita e com custos reduzidos.



Ricardo Ferreira
 é designer de interiores, 
Tel.: 71 3178-1978 / 9976-6286, rferreiradesigner@gmail.com




 

Tags: Design de interiores  Natal  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710