13/07/2015

Jardins de condomínios

Por Ricardo Ferreira

Os jardins de condomínios são áreas importantes para o convívio, aproveitando de maneira eficiente, as áreas de uso comum e a valorização do patrimônio.

Conversamos com o senhor Brandão Freire, diretor da loja Lánavaranda, especializada em paisagismo, que nos lembra que no corre-corre das grandes cidades e no stress do cotidiano as pessoas acabam se distanciando de suas origens e muitas vezes passam a viver em espaços muito áridos e com muito concreto. As áreas verdes são espaços que promovem essa reconecção do indivíduo com a natureza, fazendo com que a vida das pessoas possa se renovar positivamente ao utilizar tais espaços, quer seja um local de passagem ou um cantinho para ler um jornal embaixo de uma árvore no fim de tarde. 

“Áreas verdes em condomínio são de extrema importância, pois além de serem espaços agradáveis, promovem a socialização, aproximando as pessoas uma das outras”, destaca Brandão. 

Dessa forma, o paisagismo transforma ambientes e encanta pessoas. Um imóvel cujo projeto paisagístico foi bem executado, além de demonstrar cuidado com o imóvel, convida a quem o contempla, inclusive potenciais compradores, a visitá-lo, a querer descobrir o que seu interior esconde. Pode-se corrigir imperfeições da estrutura arquitetônica, conduzir visitantes por onde eles se direcionem, até sinalizar o nível de requinte do imóvel. Portanto, paisagismo vai muito além de deixar o ambiente somente mais bonito. 

Brandão recomenda, para locais fechados, como play ground, o uso de plantas como o ficus de praia, clusia e babosa. Para ambientes fechados muitas vezes com pouca luz, sugere a Dieffenbachia, Palmeira Raphis, Encheveria, Chameadorea e Antúrios.

Para jardineiras dos apartamentos, Brandão sugere a utilização de plantas com raízes pouco agressivas, propondo aproveitamento do espaço para cultivo de pequena horta. 

Brandão, ainda alerta sobre o uso de topiaria (arte de podar plantas em formas ornamentais), pois além de gerar um custo alto de manutenção, quando a mesma fica esquecida, o jardim acompanha a mesma aparência e a sua solução é trabalhosa e custosa. Sugere que os condomínios apostem em soluções ecológicas como telhados verdes e jardins verticais, que além de dar requinte aos espaços reduzem ilhas de calor melhorando o conforto térmico do local.

Serviço: Lánavaranda fica na Rua Timbó, 262, Caminho das Árvores, contatos: contato@lanavaranda.com.br, (71) 3161-2404, 3161-2494.



Ricardo Ferreira é designer de interiores, 
Tel.: 71 3178-1978 / 9976-6286, rferreiradesigner@gmail.com


 

Tags: Arquitetura  Design de interiores  Jardins de condomínios  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710