Banner
 

15/09/2015

Assembleia bem sucedida

Por Carla Brayner

O QUE FAZER PARA CONDUZIR UMA ASSEMBLEIA E ATRAIR OS PARTICIPANTES

Quórum baixo, assembleia prolongada, brigas, e nada decidido. Quem quer participar de uma reunião desse tipo? Organização a pauta, objetividade e alguns atrativos garantem reunião rápida e bem sucedida. 

Na maioria das assembleias o que atrai o público são os itens que tocam na parte financeira do condômino, como reajuste da taxa condominial e deliberação de cota extra. “Normalmente quando colocamos esses itens levamos um coffe breack ou até mesmo umas balas e chocolates, para humanizar a assembleia”, deu a dica Ary Cabral, diretor presidente da AC Assessoria Contábil Condominial e síndico profissional de 27 condomínios na Região Metropolitana de Salvador.

Quórum baixo é uma realidade hoje, poucos condomínios tem quórum elevado, e existem medidas para mudar isto como implantar uma pauta atrativa, usar a criatividade com lanches, anunciar um coffe breack por conta da administradora, delimitar horário no edital de convocação para início (máximo duas horas e três itens), e presidente da mesa enérgico com experiência na condução dos trabalhos, buscando sempre após a discussão abrir a votação. “Além disso, convidar especialistas no assunto que será discutido, levar brindes para ser sorteado e anunciar isso no edital e antes da assembleia reúna síndico, subsíndico e conselho, procure alinhar com todos o objetivo da assembleia par facilitar a aprovação dos itens”, informou Ary Cabral.

“O que leva as pessoas a não se afastarem das próximas assembleias é ter um síndico simpático, com um bom ouvido para escutar o pleito das pessoas, tomar medidas para que o convívio em comunidade se torne agradável, humano e pacífico. O síndico pode dizer um não para um condômino florido, respeitoso, justificável, sempre com um tom de apelo”, disse Ary.

Organize uma assembleia

1. Eleger um presidente e um secretário para a assembleia.
2. Focar na pauta, evitando todas as formas que sejam discutidos problemas que não estejam em pauta.
3. Após discussão de cada item da pauta, procurar de imediato votar a solução do problema, registrar a votação na ata e levar adiante para o próximo item.
4. Em certos momentos, o presidente da mesa precisa ser um pouco duro com as pessoas para evitar discussões paralelas, que tiram o foco do assunto que precisa ser resolvido.
5. Controlar o tempo de fala, para que o condômino não se estenda no assunto.
6. Anotar a sequência das pessoas que solicitaram a palavra.
7. Está com a lista de inadimplência atualizada, para computar os votos válidos, sem precisar expor os inadimplentes.



 

Tags: Administração de Condomínios  Assembleia Condominial  Gestão Condominial  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710