30/03/2013

Plantas digitais aceleram o tempo das obras

Por Carla Farias

Agilidade e segurança são itens fundamentais quando os síndicos resolvem realizar uma obra no condomínio. O problema é quando a planta original está projetada no papel e os profissionais de construção civil precisam redesenhar manualmente e fazer o recadastro. Para evitar esta situação, que demanda tempo e cálculos precisos, a Exata -  copiadora digital - adquiriu um software que converte as plantas antigas em arquivos digitais. 
 
Essa conversão chama-se vetorização, um procedimento que torna possível projetar, alterar e redesenhar as plantas antigas sem necessitar executar o recadastramento e o redesenho manual. “Atualmente, iniciar uma obra se baseando em uma planta projetada em papel faz com que os engenheiros civis, projetistas, arquitetos e empreiteiros percam muito tempo e corram o risco de calcular algo errado”, afirmou a engenheira civil, Juliana Biazin. 
 
A conversão para o arquivo digital replica todas as informações contidas na planta original e o arquivo fica disponível para ser utilizado em AutoCAD, um programa  usado pelos profissionais da área, que proporciona a eficácia nos desenhos de projetos arquitetônicos e estruturais, e torna possível analisar os objetos em ângulos diferenciados, com rotações fáceis e sólidas com seus recursos de modelagem dinâmica em 2D, 3D e simulações avançadas, 
 
Essa tecnologia auxilia o profissional a acelerar os processos para finalizar a obra. Os recursos do AutoCAD auxiliam o designer quando realiza uma alteração no projeto, pois os desenhos envolvidos são automaticamente atualizados e podem ser compartilhados entre a equipe envolvida. Isto  ajuda a fina­lizar o trabalho mais rapidamente e com maior precisão, e gera uma melhor coordenação dos trabalhos, reduzindo as falhas de comunicação em todas as fases do projeto.
 
De acordo com Jamile Garrido, sócia e administradora da Exata, este procedimento é extremamente importante. “Muitas plantas originais não estão conservadas e com o tempo a tendência é piorar. E quando for preciso realizar uma reforma, ou obra, terá muita dificuldade para executar o trabalho com segurança. Essa digitalização, agiliza o trabalho dos profissionais e dá segurança aos moradores quando o imóvel estiver passando por uma obra”, afirmou. 

 
 

Tags:   

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710