Banner
 

20/05/2015

A escolha das cores para os ambientes

Por Ricardo Ferreira

Algumas pessoas enjoam rapidamente da decoração de suas casas e desejam fazer mudanças sem gastar muito e não querem utilizar papéis em suas paredes, embora seja a solução mais rápida, prática e atual para dar um novo visual no ambiente.

Uma forma de driblar o orçamento limitado e dar uma cara nova é apostar em instalação de papel de parede ou novas pinturas nos ambientes.

Para os quartos, ambientes destinados ao descanso, escolha cores claras, suaves e relaxantes, como o bege, nude, areia. Estas cores, inclusive, são bastante versáteis na decoração e podem ser combinados com objetos de cores mais fortes, como o vermelho, por exemplo.

Na sala de estar opte por tons alegres. Caso prefira tons escuros neste local, opte apenas por utilizá-lo em apenas uma das paredes, ressaltando com uma excelente iluminação.

Nos sanitários opte por cores claras, para facilitar a limpeza. Da mesma forma que na sala, se preferir tons mais escuros, opte pelo revestimento de uma das paredes internas da área do banho, apenas para dar destaque ao local.

Na cozinha, use sua imaginação livremente. Tanto tons claros, como escuros, como alegres, podem ser perfeitamente combinados com pias, torneiras e eletrodomésticos. Cores mais claras darão amplitude a cozinhas menores, cores escuras vão trazer elegância e sofisticação a cozinhas maiores e tons fortes e alegres, como amarelo e laranja, dão um ar jovial e descontraído ao local. Também se pode utilizar um revestimento diferente em uma parede, quase sempre na área da instalação da pia.

Nas áreas externas, cores fortes terão maior durabilidade e além da beleza, dão destaque à fachada. Aqui vale, ainda, a combinação de duas ou três cores, escolhidas de forma harmoniosa.

Lembre-se sempre, que as cores serão escolhidas pelo seu gosto pessoal. Em caso de dúvidas, solicite a cartela de cores para verificar combinações ou se, preferir, adquira um pequeno galão de tinta e faça testes diretos no local.

O importante é que no final, as mudanças sejam agradáveis para quem vai viver no local.



Ricardo Ferreira é designer de interiores, 
Tel.: 71 3178-1978 / 9976-6286, rferreiradesigner@gmail.com



 

Tags: Cores para ambientes  Decoração  Designer de interiores  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710