20/11/2014

Aquecimento de piscinas

Por Antônio Coradinho

Falar em aquecimento de água da piscina na Bahia parece até heresia, mas é uma tendência cada vez maior em nossas piscinas baianas. A temperatura média ambiente da água de piscina oscila dos 24 aos 26 graus.  Os valores mais baixos acontecem em piscinas suspensas, onde o concreto absorve a temperatura de uma garagem, por exemplo, e a transfere para a água da piscina.

 Nestas temperaturas médias, a água ainda provoca um certo desconforto ao usuário, principalmente se a permanência for longa. A temperatura ideal para se ter uma sensação de conforto, oscila entre os 30 e 33 graus.  Para se alcançar esta temperatura é necessário instalar um sistema de aquecimento. O mercado oferece quatro sistemas concorrentes entre si, mas que diferem consoante o seu preço.

1. Resistências elétricas
É o equipamento mais barato, pois são simples resistências instaladas na tubulação de retorno. O custo de energia é o mais alto de todos os sistemas e a conta final do mês é muito salgada. Quase que tem de ser sócio da distribuidora de energia. Pode ser instalado na casa de máquinas.

2. Aquecimento a gás
Logo a seguir das resistências, esse é o equipamento mais barato para aquecimento de piscinas. Mas, o custo do gás para se aquecer uma piscina, também, é alto, dependendo do volume a ser aquecido, gasta alguns botijões. Pode ser instalado na casa de máquinas.


3. Trocador de calor
 O trocador de calor é um ar condicionado ao contrário e funciona com uma pequena bomba que aciona um compressor. O custo do equipamento é mais elevado que os sistemas anteriores, mas talvez seja o me­lhor custo/benefício de todos os sistemas. É instalado em uma área descoberta perto da piscina.







4. Aquecimento solar

É o equipamento mais caro, mas também o que tem o menor gasto para aquecimento de piscina. Os painéis solares ocupam uma grande área, em telhados ou cober­turas, o que limita a sua instalação em piscinas que não dispõem desta área. Apesar de ser solar, o sistema precisa de uma pequena bomba funcionando para fazer recircular a água, o que provoca algum gasto de energia elétrica.

Toda a piscina aquecida deve ter uma capa térmica para evitar perdas de calor, evitando o funcionando contínuo do sistema, e reduzindo o gasto mensal de energia elétrica.


 

Tags: Aquecimento de piscinas  Piscina  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710