fechar× Entre em contato 71 3242-1084 / 3491-0710

Cobertura ampla não pode ser esquecida

Temos observado nos contatos com diversos síndicos que muitos deles até ignoram a contratação do seguro do condomínio na modalidade de Garantia Ampla. As seguradoras vêm aprimorando seus produtos e serviços, e portanto, a Cobertura Ampla merece destaque. Essa modalidade de garantia está disponível desde 2011, mas sua comercialização ainda é muito modesta. 

Na verdade, a resolução que estabeleceu esta modalidade de seguros – resolução CNSP 218 de 2.010 – determinou obrigações apenas às seguradoras, e não aos condomínios, uma vez que estamos falando de uma modalidade de seguro opcional, porém bem mais abrangente no tocante das coberturas do seguro, mas a opção de contratação é do síndico, em escolher a proposta de seguro mais adequada. A maioria dos síndicos compram seguro do condomínio pelo preço. 

São inúmeras vantagens para o condomínio na contratação do seguro sob forma de garantia ampla, vez que terá a sua cobertura abrangente e quase total sem a necessidade de indicar quais as garantias adicionais. No caso ficam excluídos os danos e garantias a terceiros que irão compor a apólice separadamente. 

É interessante pesquisar no mercado as seguradoras que operam nessa modalidade vez que os preços variam muito entre elas, bem como observar as garantias excluídas nas modalidades contratadas. Peça auxílio a um corretor de seguros cadastrado na SUSEP. 

De suma importância uma apólice de seguro bem elaborada. As conseqüências financeiras, morais, sociais de um seguro mal feito ou a negligência do síndico ou administradora com certeza vai custar muito caro. Deixando o risco totalmente desprotegido. 
O síndico tem a obrigação legal de contratar o seguro do condomínio e a sua falta estará sujeito a cobranças judiciais, podendo até ser processado pelos demais condôminos por perdas e danos e obrigado a indenizá-los até mesmo com o seu patrimônio pessoal. Tudo conforme estabelece a lei (Art. 1.346, do Código Civil).

Em resumo, a contratação do seguro na modalidade ampla vai propiciar uma amplitude maior de garantias, mais segurança ao condomínio, possibilidade remota de negativas das seguradoras por garantias não contratadas, etc. Portanto sempre solicite cotações do seguro com cobertura simples e não esquecer de pedir também a cotação com a garantia ampla. Essa é a nossa dica do momento.


 
Nelson Uzêda, 17.DEZEMBRO.2019 | Postado em Seguro
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...